Início > Exercícios > Lendo
Nova Ordem Mundial. Globalização. 2º

1. Com relação aos dois grandes conflitos mundiais, de 1914-1918 e de 1939-1945, considere as afirmativas.

I. O imperialismo e o nacionalismo encontram-se nas origens dos dois conflitos mundiais, uma vez que o primeiro intensificou as tensões mundiais devido à disputa por áreas de influência e o segundo favoreceu a formação dos regimes totalitários fascistas.

II. As duas guerras mundiais, envolvendo povos extraeuropeus, desenvolveram a consciência nacional deles, influenciando decisivamente no processo de descolonização afro-asiática.

III. O questionamento dos postulados liberais do capitalismo foi intensificado a partir dos dois conflitos, o que criou as condições favoráveis para a expansão dos ideais anarquistas em todo o mundo.

Assinale a alternativa correta.

A) Somente a afirmativa I está correta.

B) Somente a afirmativa II está correta.

C) Somente a afirmativa III está correta.

D) Somente as afirmativas I e II estão corretas.

E) Somente as afirmativas II e III estão corretas.

2. Com a revolução Técnico-Científico-Informacional, iniciada nos anos de 1970, foram extintos milhares de empregos, sobretudo no setor industrial. Sobre o assunto, responda:

A) Como se chama esse tipo de desemprego?

B) A que se deve o advento desse tipo de desemprego?

3." O fato maior do século XIX é a criação de uma economia global única, que atinge progressivamente as mais remotas paragens do mundo, uma rede cada vez mais densa de transações econômicas, comunicações e movimentos de bens, dinheiro e pessoas, ligando os países desenvolvidos entre si e ao mundo não desenvolvido."

HOBSBAWM, eric. A era dos Impérios. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008, p. 95. 1875-1914.

O processo histórico descrito no texto corresponde ao

A) avanço da indústria chinesa, que superou a concorrência comercial dos países do Ocidente e passou a monopolizar os mercados consumidores da Europa e da América.

B) estabelecimento de clara hegemonia política e militar soviética, nos tempos da Guerra Fria, sobre o Leste Europeu e o Sul e Sudeste do continente asiático.

C) imperialismo norte-americano, que impôs seu domínio econômico-financeiro sobre a América, a Europa Ocidental e parte do continente africano.

D) sucesso das políticas neoliberais de ampliação da produção industrial e dos mercados consumidores, que permitiram o rompimento das barreiras alfandegárias mesmo nos países socialistas da Ásia.

E) expansionismo europeu sobre o Pacífico, a Ásia e a África, que impôs o controle político e comercial de potências ocidentais a diversas partes do mundo.

4. Batizado por Tancredo Neves de "Nova República", o período que marca o reencontro do Brasil com os governos civis e a democracia ainda não completou seu quinto ano e já viveu dias de grande comoção. Começou com a tragédia de Tancredo Neves, seguiu pela euforia do Plano Cruzado, conheceu as depressões da inflação e das ameaças da hiperinflação e desembocou na movimentação que antecede as primeiras eleições diretas para presidente em 29 anos.

O álbum dos presidentes: a história vista pelo JB. Jornal do Brasil, 15 nov. 1989.

O período descrito apresenta continuidade e rupturas em relação à conjuntura histórica anterior. Uma dessas continuidades consistiu na:

A) representação do legislativo com a fórmula do bipartidarismo.

B) detenção de lideranças populares por crimes de subversão.

C) presença de políticos com trajetórias no regime autoritário.

D) prorrogação das restrições advindas dos atos institucionais.

E) estabilidade da economia com o congelamento anual de preços.

5. O principal defeito do elefante é, como eu ia dizendo, o de certos políticos brasileiros: é um bicho interessante, mas come demais [...] Tem um apetite latifundiário...

BRAGA, Rubem. A traição das elegantes.

Esse fragmento de uma crônica de Rubem Braga refere-se:

A) ao gigantismo do Estado brasileiro;

B) ao aspecto ingênuo da política e da sociedade brasileiras;

C) a temas permanentes da vida geral dos povos;

D) à corrupção política e à desigualdade de riqueza no Brasil;

E) a uma situação política e social ultrapassada na história brasileira.

 

 

 

Tancredo Professor . 2020
Anuncie neste site
Twitter