Início > Exercícios > Lendo
Segunda Guerra Mundial e Guerra Fria.

1. (Enem 2016/2ª Aplicação).

 

 

 

A charge faz alusão à intensa rivalidade entre as duas maiores potências do século XX. O momento mais tenso dessa disputa foi provocado pela

A) ampliação da Guerra do Vietnã.

B) construção do muro de Berlim.

C) instalação de mísseis em Cuba.

D) eclosão da Guerra dos Sete Dias.

E) invasão do território do Afeganistão.

 

 

 

 

 

 

 

2. (UFPR) Considere o trecho a seguir, sobre a Guerra Fria:

[...] apesar da retórica apocalíptica de ambos os lados, mas sobretudo, do lado americano, os governos das duas superpotências aceitaram a distribuição global de forças no fim da Segunda Guerra Mundial, que equivalia a um equilíbrio de poder desigual, mas não contestado em sua essência

HOBSBAWM, Eric. A Era dos extremos: o breve século XX. 1995. p. 224.

Sobre o tema, é correto afirmar:

A) Os EUA possuíam maior quantidade de países aliados, enquanto a influência da URSS era maior quanto à extensão territorial total, o que equilibrava suas forças.

B) Uma característica marcante da Guerra Fria é que, em termos objetivos, o perigo de ocorrer uma guerra mundial era mínimo, quase inexistente.

C) EUA e URSS respeitavam a orientação do Protocolo da ONU de não desenvolverem nem manterem arsenais nucleares durante a Guerra Fria.

D) Ao final da Segunda Guerra Mundial, EUA e URSS firmaram um acordo, no sentido de não se atacarem mutuamente, nem aos aliados uns dos outros.

E) Durante a Guerra Fria, a propaganda foi pouco utilizada pelas duas superpotências como recurso para estabelecer limites nas ações do adversário.

3. (CESGRANRIO) Marque a opção que apresenta um acontecimento relacionado com as origens da Guerra Fria.

A) Construção do Muro de Berlim (1961).

B) Intervenção militar norte-americana no Conflito do Vietnã (1962).

C) Criação da Organização do Tratado do Atlântico Norte, OTAN (1949).

D) Eclosão da crise dos mísseis em Cuba (1962).

E) Invasão da Baía dos Porcos em Cuba (1961).

 

4. (Enem - 2010) A foto revela um momento da Guerra do Vietnã (1965-1975), conflito militar cuja cobertura jornalística utilizou, em grande escala, a fotografia e a televisão.  Um dos papéis exercidos pelos meios de comunicação na cobertura dessa guerra, evidenciado pela foto, foi:

A) demonstrar as diferenças culturais existentes entre norte-americanos e vietnamitas.

B) defender a necessidade de intervenções armadas em países comunistas.

C) denunciar os abusos cometidos pela intervenção militar norte-americana.

D) divulgar valores que questionavam as ações do governo vietnamita.

E) revela a superioridade militar dos Estados Unidos da América.

5. (UFSCar-SP)

"Esse mundo novo de extermínio em massa e aniquilação cultural patrocinados pelo Estado deu origem a um novo termo - genocídio, que surgiu em 1944 (...)."

Mazower, Mark. Continente sombrio. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

O termo genocídio foi historicamente cunhado com o extermínio:

A) dos anarquistas ucranianos durante a revolução bolchevique.

B) dos judeus durante a vigência do nazismo.

C) dos romenos no seu processo de independência.

D) dos etíopes na invasão italiana.

E) dos zulus durante o governo racista da África do Sul.

6. (Udesc) As décadas de 1950 a 1980 foram marcadas por uma polarização global entre duas formas de pensar e organizar o mundo, conhecida como Guerra Fria. Analise cada proposição sobre os acontecimentos e processos que contribuem para o entendimento desse período e assinale (V) para verdadeira ou (F) para falsa.

(  ) A emergência da União da República Socialista Soviética - URSS, após s Segunda Guerra, como uma das grandes potências militares e políticas do mundo, alarmou os países capitalistas, sobretudo diante do avanço do comunismo na Europa.

(  ) A Doutrina Truman foi o ponto de partida para a Guerra Fria; o Plano Marshall, que dela fez parte, foi proposto pelos Estados Unidos com a intenção de conter a expansão socialista, mantendo os países europeus sob influência norte-americana.

(   ) O bloqueio de Berlim, em 1948, foi o primeiro grande conflito entre os dois blocos; mais tarde a construção de um muro separando as duas partes da cidade tornaria o Muro de Berlim o principal símbolo da Guerra Fria.

(   ) A crise dos mísseis foi um dos momentos mais críticos da Guerra Fria.

(   ) A Guerra Fria significou ações que iam da ameaça militar à coação política, econômica e ideológica. A hostilidade gerada por estas ações colocava no horizonte a possibilidade de uma guerra nuclear, gerando um clima de medo que se espraiou para todo o mundo, nesse período.

Assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo.

A) V - V - V - V - V

B) F - V - F - V - V

C) F - F - V - V - V

D) V - F - F - F - V

E) V - V - V - F - F

7. (Enem - MEC) O fim da Guerra Fria e da bipolaridade, entre as décadas de 1980 e 1990, gerou expectativas de que seria instaurada uma ordem internacional marcada pela redução de conflitos e pela multipolaridade.

O panorama estratégico do mundo pós-Guerra Fria apresenta:

A) o aumento de conflitos internos associados ao nacionalismo, às disputas étnicas, ao extremismo religioso e ao fortalecimento de ameaças como o terrorismo, o tráfico de drogas e o crime organizado;

B) o fim da corrida armamentista e a redução dos gastos militares das grandes potências, o que se traduziu em maior estabilidade nos continentes europeu e asiático, que tinham sido palco da Guerra Fria;

C) o desengajamento das grandes potências, pois as intervenções militares em regiões assoladas por conflitos passaram a ser realizadas pela Organização das Nações Unidas (ONU), com maior envolvimento de países emergentes;

D) a plena vigência do Tratado de Não Proliferação, que afastou a possibilidade de um conflito nuclear como ameaça global, devido à crescente consciência política internacional acerca desse perigo;

E) a condição dos EUA como única superpotência, mas que se submetem às decisões da ONU no que concerne às ações militares.

8. Na Guerra do Vietnã, a imprensa foi chamada para acompanhar "a rápida vitória das forças armadas dos Estados Unidos". Em vez disso, acabou apresentando à população norte-americana uma realidade inesperada.

A) Que tipo de registros fizeram os jornais e as redes de televisão no Vietnã?

B) De que forma as imagens divulgadas influenciaram o fim da guerra?

9. (FUVEST-SP) "Guerra improvável; paz impossível". Em que essa frase de Raymond Aron ilustra as relações americano-soviéticas entre 1945 e 1989?

10. O termo "Guerra Fria" designou as tensões e as disputas entre os Estados Unidos e a União Soviética entre os anos de 1945 a 1991. Por que foram consideradas "frias" as tensões desse período? 

 

 

Tancredo Professor . 2019
Anuncie neste site
Twitter