Início > Exercícios > Lendo
A Guerra do Vietnã.

Cerca de 500 mil soldados norte-americanos foram mandados ao Vietnã, no sudeste asiático, para lutar numa guerra sem sentido, sangrenta e suja, que provocou milhares de mortes e a destruição do país.

Leia no texto abaixo algumas informações sobre a história dessa guerra.

No século XIX, a região do Vietnã era ocupada pelos franceses e conhecida por Indochina (incluía o Laos e o Camboja).

Durante a Segunda Guerra Mundial, os japoneses expulsaram os franceses e dominaram a região. Mas com o final da guerra e a derrota dos japoneses, a França voltou e ocupou o Vietnã. Na parte norte, porém, um movimento de libertação, sob o comando de Ho Chi Minh (1890 - 1969), que já existia desde antes da Guerra e que havia lutado contra os japoneses, expulsou os colonialistas franceses em 1954.

Com o final da guerra de libertação, foi realizada uma conferência em Genebra para acordos de paz. Neles se estabeleceu que o Vietnã ficaria dividido em dois: o do Norte e o do Sul. Essa divisão, no entanto, deveria durar até 1956, quando seriam realizadas eleições gerais e os dois Vietnãs, reunificados.

Os Estados Unidos, temendo a unificação do Vietnã sob a liderança comunista de Ho Chi Minh intervieram e impediram as eleições. O Vietnã continuou dividido.

Como as eleições não se realizaram, um grupo de patriotas do Vietnã do Sul fundou a Frente Nacional de Libertação, que passou a combater o governo sul-vietnamita. A Frente armou um grupo de guerrilheiros, que ficou conhecido como Vietcongue. O Vietnã do Norte passou a apoiar a Frente e o Vietcongue.

No Vietnã do Sul, a corrupção e a fraqueza das Forças Armadas eram enormes. Elas não tinham condições de enfrentar o inimigo interno, somado às forças do Norte que o apoiavam. Foi aí que os Estados Unidos entraram em ajuda ao Sul.

Inicialmente, os Estados Unidos ajudaram enviando armamentos. Em seguida, passaram a mandar pequenos contingentes de forças militares auxiliares. Por fim, começaram a mandar tropas em quantidade cada vez maior. Em 1965, os Estados Unidos chegaram ao nível máximo de envolvimento no Vietnã, em termos de tropa: 500 mil soldados.

Os Estados Unidos despejaram no Vietnã mais bombas do que tudo o que foi gasto por todos os países na Segunda Guerra Mundial. Mesmo assim, os vietnamitas, por meio da guerrilha no sul e das tropas regulares do norte, conseguiram resistir e venceram os americanos. Em 1975, com a invasão da capital do Vietnã do Sul, Saigon (hoje Ho Chi Minh), pelos vietnamistas do norte e pelos guerrilheiros (vietcongues), os últimos americanos deixaram o país.

As imagens de guerra transmitidas ao vivo pela TV, mostrando as batalhas em que os soldados americanos eram mortos, exerceram forte influência na opinião pública dos Estados Unidos. A maioria da população passou a pedir o fim da guerra. Ao mesmo tempo, milhares de norte-americanos deixavam o país para escapar do serviço militar.

Morreram no Vietnã cerca de 50 mil norte-americanos. Muitos outros ficaram feridos ou mutilados. Quanto ao Vietnã, as perdas foram imensas e o país ficou arrasado.

(Nelson Piletti)

 

Questões Propostas

1. O que aconteceu ao Vietnã após a derrota francesa em 1954?

Ver resposta
Resposta: Ler o texto.

 

2. Por que o Vietnã não foi reunificado como estava previsto?

Ver resposta
Resposta: Ler o texto.

 

3. Como teve início a Guerra do Vietnã?

Ver resposta
Resposta: Ler o texto.

 

4. descreva a escalada norte-americana no Vietnã.

Ver resposta
Resposta: Ler o texto.

 

5. Por que mesmo usando mais bombas que o total utilizada na 2ª guerra Mundial, os Estados unidos não conseguiram vencer os vietnamistas?

Ver resposta
Resposta: Ler o texto.

 

6. Explique a importância da TV no desfecho da guerra.

Ver resposta
Resposta: Ler o texto.

 

7. Qual foi o saldo negativo da guerra do Vietnã? 

Ver resposta
Resposta: Ler o texto.

 

 

Tancredo

Tancredo Professor . 2019
Anuncie neste site
Twitter