Início > Exercícios > Lendo
Independência da América Espanhola. Caudilhismo.

1. Esclareça os interesses das elites coloniais da América espanhola pela independência.

Ver resposta
Resposta: As elites da América espanhola, influenciadas pelo movimento de independência dos EUA, estavam descontentes com a situação da Espanha, controlada por Napoleão Bonaparte, e queriam a abertura do comércio para todas as nações, além de desejarem participar da administração política, que lhes era vedada pela Coroa espanhola.

 

2. Aponte a composição da população das Índias Ocidentais de São Domingos.

Ver resposta
Resposta: A maioria da população das Índias Ocidentais de São Domingos era composta de negros escravizados. A minoria, por brancos proprietários de terras. Havia também uma camada de mestiços e de negros libertos entre as duas.

 

3. Explique o que era O Código Negro.

Ver resposta
Resposta: Foi uma tentativa de regulamentar as práticas escravistas das colônias francesas, promulgado em 1685, que estabelecia regras para o tratamento, alimentação, punições, casamento para os escravos e normas para negros e mestiços após a libertação.

 

4. Explique por que o Haiti é importante na História das revoltas e rebeliões de escravos no continente americano.

Ver resposta
Resposta: Porque se trata da principal revolução de escravos da história contemporânea. A Revolução do Haiti gerou, no período, duas ondas: uma de medo nas elites escravocratas e outra de esperança para o grande contigente de escravos na América.

 

5. Aponte quem eram os criollos.

Ver resposta
Resposta: Criollos eram grandes proprietários de terras, descendentes de espanhóis nascidos na América.

 

6. Aponte o principal temor das elites criollas com respeito ao processo de independência da Espanha.

Ver resposta
Resposta: As elites criollas temiam que o movimento assumisse as feições do que ocorreu no Haiti e no México. Ou seja, buscavam a separação da Espanha mas queriam evitar que ela fosse acompanhada de uma mobilização popular que colocasse em risco seus privelégios.

 

7. Defina chapetones.

Ver resposta
Resposta: Espanhóis residentes nas colônias americanas que ocupavam os principais cargos administrativos coloniais.

 

8. Identifique quais eram os interesses ingleses com respeito à independência da América espanhola.

Ver resposta
Resposta: Para a Inglaterra, a principal potência econômica do século XIX, a independência das colônias espanholas e sua divisão eram convenientes. Tratavam-se de potenciais mercados consumidores para sua indústria nascente.

 

9. Com base no mapa identifique e localize:

a. Grande Colômbia;

b. Peru;

c. Bolívia;

d. Chile;

e. Paraguai;

f. Províncias Unidas do Rio da Prata;

g. Uruguai.

Ver resposta
Resposta: Grande Colômbia: localizada ao norte da América do Sul, território com saída para o Oceano Atlântico e para o Pacífico e ligação terrestre com a América Central. Hoje corresponde ao território do Equador, Colômbia e Venezuela. Peru: localizado entre a Grande Colômbia e a Bolívia com saída para o Pacífico. Bolívia: localizada ao sul do Peru e ao norte do Paraguai, Províncias Unidas do Prata e Chile. Interessante notar que nessa época possuía uma área litorânea com acesso ao Oceano Pacífico. Chile: faixa de território verticalizada, localizada ao sul da Bolívia e a oeste das Províncias Unidas do Prata. Paraguai: sem saída para nenhum oceano, faz fronteira com Brasil, Bolívia e Províncias Unidas do Prata. Províncias Unidas do Prata: com saída para o Atlântico, localizada ao sul do continente, fazendo fronteira com Paraguai, Uruguai e Brasil. Uruguai: território com acesso para o Atlântico, ao sul do Continente, faz fronteira com as Províncias do Prata e Brasil.

 

10. Identifique as datas de independência de cada uma dessas regiões.

Ver resposta
Resposta: A. Grande Colômbia: 1819-1830. B. Peru: 1821. C. Bolívia: 1825. D. Chile: 1817. E. Paraguai: 1819. F. Províncias Unidas do Prata: 1816. G. Uruguai: 1828.

 

11. Identifique quais regiões foram percorridas pelos quatro principais comandantes militares da independência.

Ver resposta
Resposta: Bolívar percorreu a Grande Colômbia, o Peru e a Bolívia. O'Higgins percorreu o Chile. San Martin passou por Peru, Grande Colômbia, Chile e Províncias Unidas do Prata. Sucre envolveu-se em batalhas no Peru e na Grande Colômbia.

 

12. Defina o caudilhismo.

Ver resposta
Resposta: Caudilhismo é o exercício do poder baseado na liderança de caudilhos, chefes políticos locais, em geral grandes proprietários de terras ou militares que tomaram parte nas lutas pela independência.

 

Tancredo

Tancredo Professor . 2017
Anuncie neste site
Twitter