1. (FAAP - São Paulo) A Revolução Industrial não compreendeu:
A. a mecanização da indústria e da agricultura;
B. um processo de urbanização e uma grande aceleração nos transportes e na comunicação;
C. a eliminação das desigualdades sociais;
D. a aplicação da força motriz à indústria;
E. um maior controle capitalista do sistema econômico.
Ver resposta
Resposta: Letra C.
2. (Universidade de Fortaleza-Ceará) A segunda fase da Revolução Industrial (1860-1900) pode ser identificada, em relação às inovações técnicas:
A. pela utilização do aço, da energia elétrica e pelo desenvolvimento dos produtos químicos;
B. pelo aparecimento da lançadeira volante e pelo desenvolvimento do tear mecânico;
C. pela mecanização da agricultura e pela descoberta do petróleo como fonte de energia;
D. pela introdução da produção em série, do combustível sólido e pela informatização das linhas de montagem;
E. pelo surgimento da máquina a vapor em substituição ao trabalho humano e pelo uso do carvão e do ferro como fontes alternativas.
Ver resposta
Resposta: Letra A.
3.Quais as primeiras fábricas a empregar técnicas verdadeiramente inovadoras na produção de tecidos?
Ver resposta
Resposta: As fiações e tecelagens de algodão.
4. Na primeira fase da Revolução Industrial há um aspecto que não pode ser esquecido. Qual é esse aspecto?
Ver resposta
Resposta: Nessa primeira grande fase da Revolução Industrial, há um aspecto que não pode ser esquecido: embora tenha surgido e tomado impulso na Inglaterra, os demais países não ficaram marginalizados em relação ao processo.
5. Como era utilizado o carvão mineral?
Ver resposta
Resposta: Utilizado como combustível para aquecimento das caldeiras, na produção do vapor-d'água que, sob pressão, fazia funcionar as máquinas das fábricas.
6. Qual o meio de transporte acelerou a Revolução Industrial?
Ver resposta
Resposta: As necessidades de transporte de carvão, por outro lado, serviram de estímulo à invenção e ao desenvolvimento de um meio de transporte que acelerou ainda mais o ritmo da Revolução Industrial: a locomotiva a vapor, capaz de deslocar vagões através de caminhos de ferro ou ferrovias. O primeiros caminhos de ferro foram implantados para o transporte de carvão.
7. Por que o período de 1780 e 1840 foi marcado por um ritmo de crescimento numérico das unidades fabris?
Ver resposta
Resposta: Das unidades fabris, das técnicas de trabalho e produção e de invenções jamais verificado antes na história humana. Foram criadas engenhosas máquinas de cardar, fiar e tecer com graus de automação cada vez maiores, utilizando não apenas a energia muscular humana, mas empregando o vapor-d'água, produzido principalmente com o uso do carvão mineral.
8. Como podemos perceber as dimensões revolucionárias da indústria de fiações?
Ver resposta
Resposta: Organizando a produção em grandes quantidades (grande escala) e dividindo o trabalho em diferentes etapas especializadas, realizadas por diferentes pessoas, o sistema fabril possibilitou um aumento muito expressivo na capacidade de produção de mercadorias.
9. Onde a Revolução Industrial causou profundas transformações socioeconômicas?
Ver resposta
Resposta: Inicialmente na Europa. Fortaleceu, de um lado, uma poderosa classe de homens de negócios, banqueiros e empresários - a burguesia industrial - e, de outro lado, uma enorme massa de trabalhadores - o proletariado.
10. Por que a Revolução Industrial inovou e modernizou?
Ver resposta
Resposta: A Revolução Industrial inovou, modernizou e acabou por levar, em pouco mais de cem anos, transformações radicais a toda organização das sociedades que se viram envolvidas no processo de industrialização.
11. Quais as consequências dos novos processos de produção?
Ver resposta
Resposta: Os novos processos de produção de mercadorias e o uso de novas máquinas e ferramentas levaram à divisão técnica do trabalho e à necessidade de mão de obra especializada.
12. Por que a necessidade provocou transformações na mão de obra especializada?
Ver resposta
Resposta: Transformações nos sistemas educacionais.
13. Qual a importância da eletricidade na Revolução Industrial?
Ver resposta
Resposta: Como uma nova força motriz viria possibilitar novo impulso ao processo de industrialização no mundo.
14. Qual a indústria surge no início do século XX?
Ver resposta
Resposta: A indústria de produção de máquinas, que hoje costumamos chamar de indústria mecânica.
15. Como o transporte ferroviário passou a atrair investimentos?
Ver resposta
Resposta: Esse tipo de transporte passou a atrair os investimentos de capital de forma cada vez mais acentuada. Em 1830, havia no mundo apenas algumas dezenas de quilômetros de ferrovias: uma única linha férrea, que ligava as cidades de Liverpool e Manchester, na Inglaterra. Dez anos depois, já haviam sido construídos 7 mil quilômetros de ferrovias, e por volta de 1850, mais de 37 mil quilômetros de linhas férreas modificaram a paisagem da Europa. Por esses dados, pode-se ter uma ideia do significado que a produção do aço já alcançara em meados do século XIX.
16. Qual a importância dos bancos de crédito?
Ver resposta
Resposta: Bancos de crédito e companhias por ações, que estimularam acentuadamente o crescimento das economias europeias.
17. Como os governos participaram do desenvolvimento industrial?
Ver resposta
Resposta: Estimulando atividades industriais e agrícolas, através de facilidades fiscais e alfandegárias.
18. Como a energia elétrica era produzida no final do século XIX?
Ver resposta
Resposta: De outra parte, nos últimos 25 anos do século XIX, uma nova força motriz viria possibilitar novo impulso ao processo de industrialização no mundo - a energia elétrica. A eletricidade, como força motriz, pode ser produzida através do uso de turbinas movidas a vapor de água (aquecida pela queima de lenha, carvão mineral ou derivados do petróleo). Nesse caso, chama-se energia termoeléctrica ou termoeletricidade. Ou pode ser produzida através de turbinas movimentadas pela energia hidráulica (energia das águas dos rios, cachoeiras) - e nesse caso chama-se hidroeletricidade.
Tancredo