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A Grécia Antiga

1. Relacione o meio físico à formação da Grécia Antiga.

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Resposta: A Grécia Antiga ocupava territórios no sul da península Balcânica, nas ilhas do mar Egeu e na costa da Ásia Menor. O litoral recortado e a existência de bons portos conduziram os gregos à navegação e ao comércio marítimo.

 

2. Indique as fontes do historiador para os estudos sobre a civilização minoica.

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Resposta: Basicamente a Arqueologia, pois os sistemas de escrita cretense ainda não foram decifrados.

 

3. De que modo se estruturou o poder político entre os micênios (civilização micênica)?

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Resposta: Por meio da formação de vários reinos independentes, tendo como principais traços comuns a língua e a religião.

 

4. Identifique o princípio que influenciou a transformação dos demos em cidades-Estado no período homérico.

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Resposta: Nos demos, alguns grupos passaram a controlar a maior parte das terras. Temendo a revolta dos grupos que foram prejudicados por essa partilha desigual, as aristocracias de demos vizinhos se aliaram, levando à formação da pólis.

 

5. Como se justifica a colonização grega no século VIII a.C. ?

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Resposta: Os colonos tentavam fugir da concentração da propriedade da terra, do excedente populacional e da falta de solos férteis em seu território.

 

6. Escreva um pequeno texto abordando a evolução política da cidade-Estado de Atenas.

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Resposta: Inicialmente, o governo esteve nas mãos da oligarquia: um conselho de grandes proprietários rurais governava a cidade. O desenvolvimento comercial e a formação de um novo grupo social - dos mercadores enriquecidos - trouxeram instabilidade. Alguns legisladores, como Sólon, fizeram mudanças liberalizantes, protegendo as camadas mais pobres da população da escravidão por dívidas. A cidade experimentou depois a forma de governo conhecida como tirania. Com a construção de uma poderosa armada e o aumento do poder militar dos pobres como marinheiros da armada, implantou-se a democracia, a cidadania foi concedida mesmo aos mais pobres e garantiu-se a participação de todos os cidadãos no governo da pólis.

 

7. Sintetize a sociedade ateniense.

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Resposta: A sociedade era composta basicamente das seguintes classes: eupátridas (famílias mais tradicionais e proprietários das terras mais férteis); georgóis (pequenos proprietários); thetas (homens livres pobres); demiurgos (comerciantes); metecos (estrangeiros residentes na cidade que exerciam várias atividades, como artesãos, professores, artistas e comerciantes); e escravos ( que predominaram apenas no Período Clássico). Até as reformas de Sólon, muitos indivíduos eram escravizados por dívidas. Havia também prisioneiros de guerra escravizados.

 

8. Como era composta a sociedade na cidade-Estado de Esparta?

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Resposta: A sociedade espartana era composta de: esparciatas ou espartanos (os cidadãos, descendentes dos conquistadores dórios); periecos (homens livres, mas sem direitos políticos); e hilotas (escravos que pertenciam ao Estado).

 

9. Como eram educados os cidadãos de Esparta?

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Resposta: Os cidadãos espartanos eram educados para a guerra. A preparação militar dos meninos começava aos sete anos de idade e se completava aos 18 anos. A partir daí ingressavam no exército espartano. Aos trinta anos, podiam participar da vida política da cidade.

 

10. Como os gregos conseguiram derrotar os persas?

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Resposta: Com a união das forças militares das cidades-Estado para lutar contra o inimigo comum, os persas, sob a liderança de Atenas e de Esparta.

 

11. Como se justifica a tomada da Grécia pelos macedônios?

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Resposta: As cidades-Estado ficaram enfraquecidas com a Guerra do Peloponeso, travada entre a Confederação de Delos (liderada por Atenas) e a Liga do Peloponeso (liderada por Esparta), que resultou na desestruturação do mundo helênico. Com isso os macedônios tomaram a Grécia.

 

12. Analise em alguns aspectos a cultura grega como uma das principais fontes para as sociedades ocidentais.

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Resposta: Os gregos adotaram uma concepção racional do universo. Estabeleceram o diálogo entre todos os ramos do conhecimento. Desenvolveram um pensamento racional sobre o ser humano e a natureza e procuraram sistematizar cientificamente as descobertas da vida prática. Além disso, criaram o teatro e desenvolveram formas literárias, de arquitetura e de escultura que mais tarde seriam adotadas pelos romanos.

 

Tancredo

Tancredo Professor . 2017
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