Início > Exercícios > Lendo
A Revolução Industrial

1. Defina máquinas-ferramentas.

Ver resposta
Resposta: São combinações de ferramentas em grandes engrenagens, capazes de executar várias tarefas ao mesmo tempo.

 

2. Defina manufatura.

Ver resposta
Resposta: É um sistema de fabricação de grande quantidade de produtos de forma padronizada e em série, com a utilização de ferramentas ou máquinas.

 

3. Liste os elementos da primeira etapa da Revolução Industrial.

Ver resposta
Resposta: São elementos da primeira etapa da Revolução Industrial: as oficinas de artesãos controladas por comerciantes; os impérios coloniais, o comércio de produtos da Ásia e da África; o tráfico de escravos africanos; a montagem de um mercado mundial.

 

4. Liste os fatores que explicam o pioneirismo inglês no processo de industrialização.

Ver resposta
Resposta: Concentração das terras nas mãos de grandes proprietários; concentração de trabalhadores livres nos centros urbanos; concentração de artesão nas oficinas; concentração de ferramentas nas máquinas; concentração de recursos dos negócios das colônias; concentração de lucros com o tráfico negreiro.

 

5. Explique o que foi o ludismo.

Ver resposta
Resposta: Ludismo foi um movimento de operários no início do século XIX que tinha como práticas sabotar a produção e destruir as máquinas dos patrões como forma de resistência.

 

6. Explique o que eram as Trade Unions.

Ver resposta
Resposta: Associações que reuniam os trabalhadores por atividades e buscavam estabelecer negociações coletivas com os patrões.

 

7. Aponte as principais reivindicações do movimento cartista.

Ver resposta
Resposta: O movimento cartista caracterizava-se por apresentar reivindicações políticas como direito de voto, eleições anuais para o Parlamento e estabelecimento do voto secreto.

 

8. Apresente uma definição para o termo "utopia".

Ver resposta
Resposta: Utopia é algo ideal e inexistente, mas também pode ser aquilo que é perfeito e repleto de felicidades.

 

9. O que foi a Revolução Industrial?

Ver resposta
Resposta: Foi o conjunto de transformações socioeconômicas vivido a partir do século XVIII que alterou a antiga economia agrária e consolidou o capitalismo.

 

10. O que é capitalismo?

Ver resposta
Resposta: Capitalismo - sistema econômico e social caracterizado pela propriedade privada dos meios de produção, pelo trabalho assalariado, pela acumulação de capital e pelo foco primordial no lucro.

 

11. Onde teve início a Revolução Industrial?

Ver resposta
Resposta: Iniciada na Inglaterra.

 

12. Quantas etapas têm a Revolução Industrial?

Ver resposta
Resposta: Desenvolveu-se em três etapas: a I, a II e a III Revolução Industrial.

 

13. Cite duas causas da Revolução Industrial.

Ver resposta
Resposta: Entre os fatores que levaram à Revolução Industrial destacam-se as transformações ocorridas na agricultura inglesa do século XVI ao XVIII, as revoluções inglesas do século XVII, o desenvolvimento do setor manufatureiro e o controle que a Inglaterra exercia sobre o mercado mundial especialmente a partir do século XVII.

 

14. O que foi o cercamento dos campos?

Ver resposta
Resposta: O desenvolvimento da manufatura têxtil de lã no norte da Europa induziu muito membros da baixa nobreza inglesa e pequenos proprietários livres a expulsar os servos e trabalhadores dedicados à prática agrícola e a transformar essas terras em pastagens de ovelhas. Esse processo, conhecido como cercamento dos campos, criou uma das principais pré-condições do capitalismo, a separação entre o trabalhador e os meios de produção (a terra, no caso).

 

15. O que fazia o trabalhador para sobreviver?

Ver resposta
Resposta: O trabalhador, para sobreviver, deveria vender a única mercadoria que detinha, isto é, sua força de trabalho, surgindo, assim, a relação assalariada de produção.

 

16. Por que as Revoluções Inglesas foram fundamentais?

Ver resposta
Resposta: Conduziram ao poder uma nobreza aburguesada interessada na expansão do comércio, das finanças e das manufaturas.

 

17. Como teve início a I Revolução Industrial?

Ver resposta
Resposta: Teve início com o surgimento das primeiras indústrias - a princípio, têxteis.

 

18. O sistema industrial instituiu duas novas classes opostas. Quais são essas classes?

Ver resposta
Resposta: Os empresários, donos do capital e dos meios de produção (equipamentos, fábricas, matérias-primas etc.), e os operários, que vendiam sua força de trabalho em troca de salário.

 

19. A II Revolução Industrial foi marcada pelo?

Ver resposta
Resposta: Uso de novas fontes de energia - eletricidade e petróleo -, pela substituição do ferro por aço e pela criação da linha de montagem, idealizada pelo empresário norte-americano Henry Ford, já no século XX.

 

20. Qual a relação da II Revolução Industrial com o Imperialismo?

Ver resposta
Resposta: Proporcionou o desenvolvimento da política imperialista pelos países europeus. A industrialização criou uma crescente demanda por consumidores, e, com o esgotamento dos mercados internos, a solução foi buscar compradores em outros países. Também havia a necessidade de mão de obra, matéria-prima e locais de investimento de capital. Essa procura levou os países capitalistas a colonizar outros territórios e a brigar por eles, o que culminou, em 1914, na eclosão da I Guerra Mundial.

 

21. A III Revolução Industrial, a partir da década de 1950, foi marcada pelo?

Ver resposta
Resposta: Aparecimento de gigantescos complexos multinacionais e pela informatização, que, ao substituir a mão de obra humana, contribuiu para a eliminação de postos de trabalho.

 

Tancredo

Tancredo Professor . 2017
Anuncie neste site
Twitter