Início > Exercícios > Lendo
Imperialismo, a expansão colonial sobre a Ásia e a África

1. Nas últimas décadas do século XIX, surgiu o capitalismo monopolista. Explique a relação entre esse fenômeno e o desenvolvimento científico e tecnológico.

Ver resposta
Resposta: O desenvolvimento industrial, agregado aos avanços científicos e tecnológicos, como a energia elétrica e os derivados do petróleo, aplicados na produção fabril de grandes indústrias, permitiram o avanço da fabricação em larga escala, diminuindo o preço dos produtos e ocasionando o fechamento das pequenas empresas, que não podiam competir com as grandes. Essas são características do capitalismo monopolista.

 

2. As relações econômicas estabelecidas pelos países imperialistas com os países dominados eram muito desiguais. Além da venda de produtos industrializados, os países centrais lucravam com empréstimos e investimentos diretos de capitais na produção. Além do lucro obtido por esses meios, que tipos de mercadoria eram visados pelos países imperialistas nos países periféricos?

Ver resposta
Resposta: Principalmente matérias-primas para sua produção industrial.

 

3. Quais foram as três formas básicas de dominação colonial impostas pelos países imperialistas no século XIX?

Ver resposta
Resposta: Colônia de enraizamento (com a imigração de grandes contingentes populacionais e a ocupação da terra pelos colonos); colônia de enquadramento (com o domínio político e administrativo e a exploração da mão de obra nativa, mas sem a tomada das terras); e o protetorado (com a imposição da autoridade da metrópole sobre uma região a pretexto de protegê-la de ameaças estrangeiras).

 

4. Explique a relação entre a intensificação do domínio inglês na Índia e a Guerra dos Sete Anos.

Ver resposta
Resposta: A derrota da França na guerra permitiu a ampliação dos domínios britânicos na região.

 

5. A revolta dos sipaios foi desencadeada em parte pelo desrespeito inglês pelas tradições religiosas da Índia. No caso dos hindus (praticantes do hinduísmo), houve reclamações relacionadas ao desrespeito pela tradicional divisão social em castas. Explique por quê.

Ver resposta
Resposta: Porque esse desrespeito às tradições deu origem ao temor de que a população indiana seria convertida ao cristianismo à força. A maior parte das tropas utilizadas pela Companhia das Índias inglesa para impor seus interesses era formada de soldados indianos, conhecidos como sipaios.

 

6. A dominação francesa na Indochina começou em 1858, com o envio de expedições militares à região. Qual foi o pretexto utilizado por Napoleão III?

Ver resposta
Resposta: Proteção dos missionários cristãos na região.

 

7. Em 1884, foi organizada a Conferência de Berlim. Que critério criado pelos países reunidos determinou a corrida pela conquista de terras africanas?

Ver resposta
Resposta: Os territórios africanos só teriam reconhecimento internacional se o país que reivindicasse sua posse estivesse ocupando efetivamente o território.

 

8. A Primeira Guerra do Ópio (1839-1842) levou a China a assinar o Tratado de Nanquim. Explique o que esse tratado determinava.

Ver resposta
Resposta: O tratado permitiu a dominação das potências europeias imperialistas, com a cessão de Hong Kong à Grã-Bretanha e a abertura de cinco portos ao comércio internacional.

 

9. Para evitar as mesmas humilhações sofridas pela China, o Japão adotou como tática a imitação dos países imperialistas. Explique esse processo.

Ver resposta
Resposta: Na Era Meiji, o Japão modernizou suas indústrias e criou ferrovias com o auxílio de técnicos ocidentais. Universidades passaram a ensinar os avanços científicos da Revolução Industrial. No campo, a servidão foi extinta e implantou-se a reforma agrária. O exército e a marinha foram reorganizados. Canhões modernos e navios de aço movidos a vapor passaram a proteger o Japão das ameaças imperialistas.

 

10. Relacione o expansionismo dos Estados Unidos e a doutrina do Destino Manifesto.

Ver resposta
Resposta: A ideia do destino Manifesto expressa a crença de que o povo dos Estados Unidos foi eleito por Deus para comandar e, por isso, o expansionismo seria apenas o cumprimento da vontade divina. os defensores dessa concepção acreditavam que a expansão, além de ser boa, era também inevitável. Foi originalmente uma forma de propaganda política do século XIX, e posteriormente tornou-se um termo histórico usado com frequência como sinônimo do expansionismo territorial dos EUA pelo norte da América e pelo oceano Pacífico.

 

11. Em 1823, o presidente estadunidense James Monroe fez um pronunciamento que, mais tarde, ficou conhecido como "Doutrina Monroe". A quem era dirigido esse pronunciamento e com que finalidade?

Ver resposta
Resposta: Era dirigido à população americana e defendia que as Américas deveriam estar livres da dominação colonial europeia e da intervenção desses países nos assuntos internos de cada nação americana; afirmava ainda a intenção dos EUA e das Américas em permanecerem neutros nos assuntos e nas disputas do Velho Continente.

 

Tancredo

Tancredo Professor . 2017
Anuncie neste site
Twitter