TEXTO PARA AS PRÓXIMAS 2 QUESTÕES.
(FUVEST) "Do século XV ao XVIII verificou-se verdadeira mudança de mentalidade. A mecânica e a técnica, de menosprezadas, passaram a supervalorizadas. Não é generalizada essa aceitação, pois os preconceitos têm raízes fundas, dificilmente removíveis. Ainda no século XVIII e mesmo nos seguintes, até o atual, encontra-se certa atitude de suspeita ante o manual ou mecânico, enquanto se realça o ócio, o lazer, a condição de nobreza, que não trabalha ou só trabalha com a inteligência e exerce o comando. Daí a desconsideração com tarefas como as agrícolas - revolver as terras com as mãos - as artesanais ou manufatureira, ou mesmo as comerciais (...). Curioso lembrar como os médicos, forrados de humanismo, não tinham respeito pelos cirurgiões, pois exerciam labor mecânico. Até 1743 - repare-se a data - eram vistos como espécie de barbeiros."
(Francisco Iglésias, A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL. São Paulo, Brasiliense, 1981, p. 40-41)
1. Explique as contradições básicas apontadas pelo Autor.
2. Que alterações propiciaram a "mudança de mentalidade" mencionada no texto?
3. (FUVEST) "Há muitas maravilhas mas nenhuma é tão maravilhosa quanto o homem... homem de engenho e artes inesgotáveis... soube aprender sozinho a usar a fala e o pensamento mais veloz que o vento... sagaz de certo modo na inventiva além do que seria de esperar e na destreza, que o desvia às vezes para a maldade, às vezes para o bem..."
(ANTÍGONA, Sófocles, 497-406, a.C.)
"Este animal previdente, sagaz, complexo, penetrante, dotado de memória, capaz de raciocinar e de refletir, ao qual damos o nome de homem... Único entre todos os vivos e entre todas as naturezas animais, só ele raciocina e pensa. Ora, o que há... de mais divino que a razão, que chegada à maturidade e à sua perfeição é justamente chamada de sabedoria?"
(SOBRE AS LEIS, Cícero, 106-43, a.C.)
"Eu não te dei, Adão, nem um lugar predeterminado, nem quaisquer prerrogativas... Tu mesmo fixarás as tuas leis sem estar constrangido por nenhum entrave, segundo teu livre arbítrio, a cujo domínio te confiei... Poderás degenerar à maneira das coisas inferiores, que são os brutos, ou poderás, segundo tua vontade, te regenerar à maneira das superiores, que são as divinas."
(SOBRE A DIGNIDADE DO HOMEM, Pico della Mirandola, 1463-1494)
A) Qual o assunto dos textos e como é denominada a concepção neles presente?
B)Qual a relação existente entre o universo cultural de Pico della Mirandola e o de Sófocles e Cícero?
4. (FUVEST) O Renascimento marcou o início da Idade Moderna. Indique e comente duas características fundamentais do Renascimento.
5.(UNICAMP) "Renascimento é o nome dado a um movimento cultural italiano e às suas repercussões em outros países. Caracteriza-se pela busca da harmonia e do equilíbrio nas artes e na arquitetura acrescentando aos temas cristãos medievais outros temas inspirados na mitologia e na vida cotidiana."
(DICIONÁRIO DO RENASCIMENTO ITALIANO, Zahar Editores, 1988)
Em que momento da história europeia se situa esse movimento e qual a principal fonte de inspiração para os intelectuais e artistas renascentistas?
6. (FUVEST) "Ah! Constantino, de quanto mal foste madre
não pela tua conversão, mas pelo dote
com que fizeste rico ao primeiro padre"
(Inferno, XIX, 115-117).
Estes versos da "Divina Comédia" revelam um lado muito criticado da Igreja em fins da Idade Média.
Explique essa situação e uma de suas consequências.
7. (FUVEST) "O Renascimento é, primeiramente, esse conjunto de mutações que tocam os homens no seu modo de viver e sobretudo de pensar. A Itália foi, desde o século XIV, um dos primeiros lugares dessa interrogação nova e fecunda sobre o mundo... O Renascimento italiano nasceu, antes de mais nada, do desenvolvimento e da primazia das cidades..."
A) A que conjunto de mutações está se referindo o autor?
B) Cite o nome de duas cidades italianas que foram centros de irradiação da arte renascentista nos séculos XV e XVI.
C) Qual a importância das cidades para o surgimento do Renascimento italiano?
8. (FUVEST) Justifique a afirmativa:
A Itália foi o berço do Renascimento.
9. (FUVEST) A personagem "Dom Quixote" representava um ideal de vida não mais dominante no tempo em que Miguel de Cervantes escreveu sua famosa obra (1605-1615).
A) Explique esse ideal.
B) Por que tal ideal deixou de ser dominante?
10. (UNICAMP) "Já fiz planos de pontes muito leves (...). Conheço os meios de destruir seja que castelo for (...). Sei construir bombardas fáceis de deslocar, carros cobertos, inatacáveis e seguros, armados com canhões. Estou (...) em condições de competir com qualquer outro arquiteto, tanto para construir edifícios públicos ou privados como para conduzir água de um lugar para outro. E, em trabalhos de pintura ou na lavra do mármore, do metal ou da argila, farei obras que seguramente suportarão o confronto com as de qualquer outro, seja ele quem for."
[Leonardo da Vinci (retirado de Jean Delumeau, A CIVILIZAÇÃO DO RENASCIMENTO, Lisboa, Editorial Estampa, 1984, vol. 1, p. 154)]
O texto lido é parte da carta com que Leonardo da Vinci, em 1482, pedia emprego na corte de Ludovico, o Mouro. No trecho, estão alguns dos elementos principais que caracterizam o Renascimento como movimento cultural.
A) Identifique três desses elementos.
B) Como se dava o patrocínio dos artistas e técnicos do Renascimento?
11. (UNICAMP) Em 1566, Copérnico anunciava, em sua obra "Sobre as revoluções das órbitas celestes":
"[...] no primeiro livro descrevo todas as posições dos astros, assim como os movimentos que atribuo à Terra, a fim de que este livro narre a constituição geral do Universo".
(Adaptado de José Gaos, História de nuestra idea del mundo". Fondo de Cultura Económica, 1992, p. 146.)
A) Em que a obra de Copérnico significou uma revolução na forma como se via o mundo comparada à da Idade Média?
B) Como o telescópio, inventado por Galileu em 1610, ajudava a confirmar as teses de Copérnico?
C) Relacione o estudo da astronomia com as grandes navegações desse período.
12. (UNICAMP) Para as artes visuais florescerem no Renascimento era preciso um ambiente urbano. Nos séculos XV e XVI, as regiões mais altamente urbanizadas da Europa Ocidental localizavam-se na Itália e nos Países Baixos, e essas foram as regiões de onde veio grande parte dos artistas.
(Adaptado de Peter Burke, O Renascimento Italiano. São Paulo: Nova Alexandria, 1999, p. 64).
A) Cite duas características do Renascimento.
B) De que maneiras o ambiente urbano propiciou a emergência desse movimento artístico e cultural?
C) Por que as regiões mencionadas no texto eram as mais urbanizadas da Europa nos séculos XV e XVI?
13. (UNICAMP) Em Roma, no século XV, destruíram-se muitos e belos monumentos, sem que as autoridades ou os mecenas se lembrassem de os restaurar. No melhor período desse "regresso ao antigo", ocorrido durante o Renascimento italiano, não se restaura nenhuma ruína, e toda a gente continua a explorar templos, teatros e anfiteatros, como se fossem pedreiras.
(Adaptado de Jacques Heers. "Idade Média: uma impostura". Porto: Edições Asa. 1994, p. 111.)
A) Segundo o texto, quais foram as duas atitudes em relação à cidade de Roma no Renascimento?
B)Explique a importância da cidade de Roma na Antiguidade.
C)Por que o Renascimento italiano valorizou as cidades?
14. (FUVEST) A imprensa de tipos móveis de madeira foi inicialmente uma invenção chinesa do século XI. Posteriormente, em meados do século XV, a imprensa foi introduzida, com modificações, na Europa, difundindo-se a produção de livros religiosos e, logo depois, de livros de literatura, de poesia e de viagens, tudo isto com extraordinária rapidez.
Considerando o texto, indique:
A) Como e por quem eram transmitidos os conhecimentos escritos antes da introdução da imprensa na Europa medieval?
B) Uma transformação decorrente da difusão da imprensa na Europa entre os séculos XVI e XVIII.
Tancredo