Início > Exercícios > Lendo
A Idade Média, suas letras, artes e ciências

A destruição das bibliotecas pelos bárbaros, o medo de invasões e saques, as dificuldades de comunicação e as constantes lutas entre os senhores feudais contribuíram para criar um ambiente desfavorável ao desenvolvimento das letras, das artes e das ciências na Idade Média.
Os mosteiros eram os únicos lugares onde se conservou a cultura antiga. O paciente trabalho dos monges copistas, que passavam a vida copiando manuscritos antigos, preservou essa cultura.
O homem medieval, de modo geral, não sabia ler nem escrever. Os homens mais instruídos pertenciam à Igreja, que controlava todas as atividades artísticas, literárias e científicas da época.
A maior parte da literatura medieval foi escrita em latim. A partir do século XII começam a ser escritos textos relatando feitos heroicos, guerras e batalhas, Cruzadas e a vida dos cavaleiros medievais. Neste contexto, destaca-se o Ciclo Literário Arturiano, que se refere ao Rei Arthur e os Cavaleiros da Távola Redonda.
A maior figura literária da Idade Média foi Dante Alighieri (1265 – 1321), natural de Florença. Dante escreveu em latim e também em italiano. Sua obra mais importante é a Divina Comédia.
A arte medieval também era essencialmente religiosa. No campo das artes destaca-se a arquitetura, com a construção de igrejas, mosteiros e palácios.
Na arquitetura da Idade Média predominaram dois estilos: o romântico e o gótico.
Na pintura, destacam-se as miniaturas, feitas para ilustrar os manuscritos, os murais e os vitrais.
As ciências não se desenvolveram muito na sociedade medieval ocidental. Quase todos os estudiosos e pensadores deixaram de lado a observação da natureza e a experimentação. Preferiram limitar-se às obras já escritas. Os conhecimentos da Antiguidade continuaram a ser aceitos como verdades infalíveis.
A partir do século XII, com o aumento das atividades comerciais e o crescimento das cidades, os burgueses começaram a sentir necessidade de saber ler e contar. Para atender a essas necessidades, foram criadas as primeiras escolas organizadas. A partir dessas escolas, surgiram no século XIII as universidades.

 

QUESTÕES PROPOSTAS

1. Quais os fatores que contribuíram para criar, na Idade Média, um ambiente desfavorável ao desenvolvimento das letras, das artes e das ciências?

Ver resposta
Resposta: A destruição das bibliotecas pelos bárbaros, o medo de invasões e saques, as dificuldades de comunicação e as constantes lutas entre os senhores feudais.

 

2. Quem e como, na Idade Média, conservou a cultura antiga?

Ver resposta
Resposta: Os mosteiros eram os únicos lugares onde se conservou a cultura antiga. O paciente trabalho dos monges copistas, que passavam a vida copiando manuscritos antigos, preservou essa cultura.

 

3. Quem, na Idade Média, controlava todas as atividades artísticas, literárias e científicas?

Ver resposta
Resposta: A Igreja Católica.

 

4. Em que língua foi escrita e do que tratava a maior parte da literatura medieval?

Ver resposta
Resposta: Em Latim. A partir do século XII começam a ser escritos textos relatando feitos heroicos, guerras e batalhas. Cruzadas e a vida dos cavaleiros medievais. Neste contexto, destaca-se o Ciclo Literário Arturiano, que se refere ao Rei Arthur e os Cavaleiros da Távola redonda.

 

5. Quem foi e o que escreveu a maior figura literária da Idade Média?

Ver resposta
Resposta: A maior figura literária da Idade Média foi Dante Alighieri (1265-1321), natural de Florença. Dante escreveu em latim e também em italiano. Sua obra mais importante é a Divina Comédia.

 

6. Que tipo de arte se destacou na Idade Média?

Ver resposta
Resposta: A religiosa.

 

7. O que aconteceu com as ciências na Idade Média?

Ver resposta
Resposta: As ciências não se desenvolveram muito na sociedade medieval ocidental. Quase todos os estudiosos e pensadores deixaram de lado a observação da natureza e a experimentação. Preferiam limitar-se às obras já escritas. Os conhecimentos da Antiguidade continuaram a ser aceitos como verdades infalíveis.

 

8. Qual a origem das universidades?

Ver resposta
Resposta: A partir do século XII, com o aumento das atividades comerciais e o crescimento das cidades, os burgueses começaram a sentir necessidade de saber ler e contar. Para atender a essas necessidades, foram criadas as primeiras escolas organizadas. A partir dessas escolas, surgiram no século XIII as universidades.
Tancredo Professor . 2017
Anuncie neste site
Twitter