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A Reforma Protestante

1. Alguns séculos antes da Reforma do século XVI, o Cristianismo medieval sofreu uma série de reformas que visavam á restauração das instituições da Igreja, a fim de fazê-las retornar ao anterior estado de pureza. O primeiro desses movimentos reformadores foi desencadeado pelos religiosos do Mosteiro de Cluny, fundado em 910, e objetivava principalmente:

A. A reforma do monasticismo, com a consequente purificação da vida conventual, e a quebra da dominação exercida pela ordem dominicana.

B. O estabelecimento de costumes mais ascéticos entre os religiosos e a quebra da dominação exercida pela ordem cartuxa.

C. A reforma do monasticismo, com a consequente purificação da vida conventual e a libertação da dominação feudal.

D. O estabelecimento de costumes mais ascéticos entre os religiosos e a libertação da dominação burguesa.

E. A reforma do monasticismo, com os consequentes ataques à simonia, e a quebra da dominação exercida pela ordem franciscana.

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Resposta: Letra C.

 

2. A Reforma católica, dentro do espírito do Concílio Trentino, em 1545, procurou enfrentar o cisma luterano usando várias medidas. Para esse fim:

A. Favoreceu a interpretação individual da Bíblia, desde que fosse feita segundo os princípios do fundamentalismo.

B. Adotou uma atitude mais liberal em relação aos livros, atenuando, assim, o rigor da censura medieval.

C. Estimulou a ação de ordens religiosas em vários setores, sobretudo no educacional.

D. Estabeleceu uma nova composição para o Sacro Colégio, de forma que todas as nações cristãs nele estivessem representadas.

E. Criou uma comissão para melhoria do relacionamento com os povos não cristãos, com vistas a evitar a propagação do protestantismo.

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Resposta: Letra C.

 

3. (FUVEST) Sobre a Reforma religiosa do século XVI é correto afirmar que:

A. Nas áreas em que ela penetrou, obteve ampla adesão em todas as camadas da sociedade.

B. Foi um fenômeno tão elitista quanto o Renascimento, permanecendo afastada massas rurais e urbanas.

C. Nada teve a ver com o desenvolvimento das modernas economias capitalistas.

D. Fundamentou-se nas doutrinas da salvação pelas obras e na falibilidade da Igreja e da Bíblia.

E. Acabou por ficar restrita à Alemanha luterana, à Holanda calvinista e à Inglaterra anglicana.

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Resposta: Letra A.

 

4. (FATEC-SP) Henrique VIII, Lutero e Calvino foram vultos da Reforma protestante. Indique a alternativa ligada, respectivamente, a seus nomes:

A. 95 Teses contra a venda de Indulgências, Instituições da Religião Cristã e Doutrina da Justificação pela Fé.

B. Doutrina da Predestinação Absoluta, criação da Igreja Anglicana Independente e a Paz de Augsburgo.

C. Concílio de Trento, venda de Indulgências e Índex.

D. Criação da Igreja Anglicana Independente, 95 Teses contra a venda de Indulgências e Doutrina da Predestinação Absoluta.

E. Edito de Nantes, Paz de Augsburgo e Paz Kappel.

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Resposta: Letra D.

 

5. (CESGRANRIO) Qual das opções abaixo não guarda relação com a crítica e a oposição à Igreja expressas pelas reformas protestantes do século XVI?

A. A influência do pensamento humanista que condenava a ignorância do clero.

B. O descrédito das concepções difundidas pela Igreja após as descobertas científicas de Newton e Galileu.

C. Os interesses dos príncipes absolutistas em fundar Estados nacionais.

D. A expansão das concepções que valorizavam a busca de riquezas.

E. A necessidade de adequar as ideias religiosas aos interesses dos grupos mercantis em expansão.

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Resposta: Letra B.

 

6. (UFPR) O Concílio de Trento, reunido de 1545 a 1563, marcou a reação da Igreja católica, na tentativa de barrar o avanço do protestantismo e resolver os seus graves problemas internos, sendo o movimento denominado de Contrarreforma. Entre as medidas tomadas, aponte a única incorreta.

A. Reafirmação da autoridade papal e manutenção do celibato clerical.

B. Confirmação dos sete sacramentos e elaboração do catecismo.

C. Criação de seminários e proibição das indulgências.

D. Apoio à recente criação da Companhia de Jesus (1534).

E. Interpretação livre da Bíblia e supressão das imagens de santos.

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Resposta: Letra E. No Concílio de Trento, reafirmou-se a necessidade de interpretar a Bíblia segundo as diretrizes teológicas e dogmáticas estabelecidas pela Igreja católica. Além disso, as imagens de santos e figuras sagradas foram mantidas nas igrejas e locais sagrados para o catolicismo.

 

Tancredo

Tancredo Professor . 2017
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