Início > Exercícios > Lendo
A Liberdade Guiando o Povo (1830)

(Unicamp 2014)

 

 

Observe a obra do pintor Delacroix, intitulada A Liberdade guiando o povo (1830), e assinale a alternativa correta.

A. Os sujeitos envolvidos na ação política representada na tela são homens do campo com seus instrumentos de ofício nas mãos.

B. O quadro evoca temas da Revolução Francesa, como a bandeira tricolor e a figura da Liberdade, mas retrata um ato político assentado na teoria bolchevique.

C. O quadro mostra tanto o ideário da Revolução Francesa reavivado pelas lutas políticas de 1830 na França quanto a posição política do pintor.

D. No quadro, vê-se uma barricada do front militar da guerra entre nobres e servos durante a Revolução Francesa, sendo que a Liberdade encarna os ideais aristocráticos.

Ver resposta
Resposta: LETRA C. O autor da obra, A Liberdade Guiando o Povo, Eugène Delacroix, fez uma homenagem na obra à Revolução de 1830, que levou ao final o governo do rei Carlos X, o que já demonstra por si só sua posição política. Além disso, a pintura remete à Revolução Francesa de 1789, ao retratar a Bastilha ao fundo e, principalmente, na bandeira tricolor nas mãos da Liberdade, que, ao lado da Igualdade e da Fraternidade, encarnava os ideais da Revolução. O levante foi conduzido pelo Terceiro Estado - formado por burgueses, trabalhadores urbanos e camponeses - que se revoltaram contra os privilégios da nobreza e do clero.
Tancredo Professor . 2017
Anuncie neste site
Twitter