Início > Exercícios > Lendo
A Revolução Industrial. Tempo de tranformações

1. Sobre as inovações técnicas do século XVIII, esclareça quais eram seus objetivos.

Ver resposta
Resposta: Elas procuraram aperfeiçoar os processos de fiação e de tecelagem para aumentar a produção têxtil. Cada nova invenção provocava certo descompasso na produção, o que forçava a aplicação de outras tecnologias que compensassem esse desequilíbrio. Criavam-se, então, novas máquinas.

 

2. Qual a relação entre os cercamentos de terras, o desenvolvimento técnico aplicado nas tecelagens e o crescimento urbano?

Ver resposta
Resposta: O desenvolvimento técnico na indústria têxtil demandava quantidades cada vez maiores de lã. Como o preço da lã não parava de aumentar e os nobres necessitavam de dinheiro, eles expulsaram os camponeses que dividiam há gerações pequenas porções das terras senhoriais, unindo-as e cercando-as para transformá-las em pastos de ovelhas. estes configuram os cercamentos. Os camponeses, expulsos das terras que ocupavam, dirigiram-se então para as cidades em busca de emprego e abrigo, provocando uma explosão demográfica.

 

3. Por que a Revolução Industrial ocorreu inicialmente na Inglaterra?

Ver resposta
Resposta: A Inglaterra do século XVIII possuía condições favoráveis para o desenvolvimento industrial, como: disponibilidade de capital acumulado com o comércio marítimo internacional e poderosa burguesia; matérias-primas em abundância (carvão, ferro, lã); disponibilidade de mão de obra e inovações técnicas.

 

4. Quais as principais características da produção artesanal e da produção fabril?

Ver resposta
Resposta:
Produção artesanal Produção fabril
. Trabalho em casa . Trabalho na fábrica

. Trabalhador controla o tempo do trabalho (trabalho por produção)

. Patrão controla o tempo do trabalho (trabalhador vende sua hora de trabalho ao patrão)
.Trabalhador executa todo o trabalho .Trabalhador especializa-se em uma etapa do trabalho
.Produção usando as mãos e com ferramentas manuais .Produção usando máquinas
.As ferramentas são de propriedade do trabalhador .As máquinas são de propriedade do industrial

 

5. Como a disponibilidade de recursos minerais como ferro e carvão facilitou o desenvolvimento industrial?

Ver resposta
Resposta: As máquinas a vapor eram feitas de ferro e precisavam de carvão para seu funcionamento.

 

6. Qual foi a importância das estradas de ferro para o desenvolvimento industrial do século XVIII?

Ver resposta
Resposta: As estradas de ferro transportavam pessoas, mercadorias e matérias-primas com maior rapidez e eficiência. Sua implantação encurtou o tempo das viagens de longa distância, ampliando o mercado consumidor para os produtos industrializados e a possibilidade de obtenção de matérias-primas.

 

7. A Revolução Industrial criou um novo panorama econômico e social. Do ponto de vista social, qual foi a principal mudança observada no período?

Ver resposta
Resposta: Surgimento do operariado como nova classe social, o fortalecimento da burguesia e a diminuição do campesinato.

 

8. Entre as mudanças provocadas pela Revolução Industrial, destaca-se o surgimento de uma oposição entre os donos das fábricas e os operários, ou entre o capital e o trabalho. Quais as condições específicas da época? Era possível criar uma situação diferente da que ocorreu?

Ver resposta
Resposta: No século XIX havia grupos que indicavam posturas diferentes daquelas tomadas pelos empresários. As ideias desses grupos críticos defendiam a repartição da riqueza, a democratização da educação. Seriam caminhos alternativos aos que efetivamente foram trilhados pelos sujeitos históricos.

 

9. Por que o panorama da Revolução Industrial incomodava tanto os românticos?

Ver resposta
Resposta: Para os românticos, a razão, a ciência, a tecnologia tinham produzido um mundo artificial, distanciado da emoção e da espiritualidade, e a verdade encontrava-se justamente na emoção.

 

10. Quais as condições de vida e de trabalho antes e depois da Revolução Industrial?

Ver resposta
Resposta: Antes da Revolução Industrial, no campo, os camponeses e os artesão trabalhavam de acordo com as suas necessidades ou com o tempo de que dispunham. Na época da Revolução Industrial, as relações de trabalho mudaram: nas fábricas, os operários empreendiam longas jornadas de trabalho e passaram a receber salários. A vida nas cidades era muito difícil: faltava moradia e alimento, as condições de higiene eram precárias e a ameaça do desemprego era uma constante.
Tancredo Professor . 2017
Anuncie neste site
Twitter