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De quem é a terra? A histórica disputa fundiária entre índios e fazendeiros.
Direito sobre a Terra. Terras Indígenas.
Expansão marítimo-comercial europeia.
1. (PUC-SP) Leia as duas estrofes a seguir:
Pindorama, Pindorama
É o Brasil antes de Cabral
Pindorama, Pindorama
É tão longe de Portugal
Fica além, muito além
Do encontro do mar com o céu
Fica além, muito além
Dos domínios de Dom Manuel.
Vera Cruz, Vera Cruz
Quem achou foi Portugal
Vera Cruz, Vera Cruz
Atrás do Monte Pascoal
Bem ali Cabral viu
Dia vinte e dois de abril
Não só viu, descobriu
Toda terra do Brasil.
"Pindorama", de Sandra Peres e Luiz Tatit. In. Palavra Cantada, Canções Curiosas, 1998.
Entre as várias referências da letra da canção à chegada dos portugueses à América, pode(m)-se mencionar:
A. a preocupação com os perigos da viagem, a distância excessiva e a datação exata do momento da descoberta.
B. o caráter documental do texto, que reproduz o tom, a intenção informativa e a estrutura dos relatos de viajantes.
C. a dúvida quanto à expressão mais adequada para designar a chegada dos portugueses, daí a variação de verbos.
D. o pequeno conhecimento das novas terras pelos conquistadores, indicando sua crença de terem chegado às Índias.
E. a diferença entre os termos que nomeavam as terras, sugerindo uma diferença entre a visão do índio e a do português.
2. (UFAL) Considere a ilustração.
A devastação das florestas brasileiras não é uma prática recente. No contexto da história do Brasil colonial, essa devastação decorreu da exploração do pau-brasil, como mostra a ilustração, que era uma atividade:
A. praticada pelos povos indígenas para comércio interno, antes mesmo da chegada dos europeus.
B. desprezada pelos colonizadores portugueses, razão pela qual os franceses a praticavam utilizando o trabalho dos índios.
C. considerada monopólio da Coroa portuguesa e gerou muitos conflitos entre índios, portugueses e franceses.
D. realizada entre índios e ingleses porque os franceses estavam interessados exclusivamente na busca do ouro e prata.
E. desenvolvida pelos holandeses que utilizavam o trabalho do índio e os remuneravam com baixos salários.
3. (UFPI) O período da nossa história conhecido como pré-colonizador pode ser caracterizado pelos seguintes pontos:
I. A descoberta de metais preciosos, particularmente, prata e diamantes na região amazônica.
II. A montagem de estabelecimentos provisórios, conhecidos como feitorias, onde eram feitas trocas comerciais entre os navegantes portugueses e os povos indígenas do Brasil.
III. A criação das cidades de São Vicente e Desterro no litoral da América portuguesa.
IV. A utlização da mão de obra indígena para a exploração de madeira, particularmente, do pau-brasil.
Dentre as afirmativas anteriores estão corretas apenas:
A. I e II
B. II e III
C. II e IV
D. III e IV
E. I e IV
4. (Fatec-SP) Sobre o Tratado de Tordesilhas assinado em 1494, podemos dizer que:
A. não foi bem recebido pela França, Inglaterra e Holanda, que acharam graça nele e não concordavam com a divisão do mundo entre Portugal e Espanha.
B. Portugal e Espanha eram os únicos donos das terras da América, fato não contestado pelos demais povos da Europa, pois esses países eram considerados superiores.
C. foi totalmente aceito por todas as nações europeias.
D. foi de imediato desrespeitado por Portugal, que ultrapassou os limites estipulados por ele.
E. foi desrespeitado pela Espanha, que se associou à França e invadiu o Brasil.
5. (PUC-PR) Na época dos descobrimentos marítimos ocorridos no fim do século XV e no século XVI formaram-se os impérios coloniais português e espanhol. Assinale a alternativa correta.
A. Das classes sociais ibéricas foi a nobreza que mais lucrou com as atividades marítimas.
B. As principais navegações ibéricas ocorreram, também, devido aos avanços tecnológicos, antes da unificação de Portugal e Espanha.
C. Trigo, centeio e cevada, encontrados em larga escala em solo americano e embarcados para a Europa, permitiram a melhoria alimentar em Portugal e na Espanha.
D. O império colonial português do Oriente foi iniciado por Pedro Álvares Cabral, na Índia, na costa de Malabar, e visava ao comércio de especiarias.
E. A Carta de Caminha, tão mencionada no ano 2000, que marcou o 500º aniversário do descobrimento, descreve os primeiros atritos e mortes decorrentes das lutas entre portugueses e indígenas.
6. (UFPE) Assinale a alternativa que NÃO se relaciona com o movimento de expansão marítima portuguesa.
A. No início da Idade Moderna, o oceano Atlântico era praticamente desconhecido, havendo navegações costeiras de Portugal aos países escandinavos: Dinamarca, Noruega e Suéncia.
B. Investimentos altos foram necessários à expansão portuguesa. O Estado foi o único agente capaz de investir grandes vultos, advindos de impostos recolhidos sobre a propriedade da terra.
C. A unificação italiana foi um dos pré-requisitos para a expansão marítima.
D. A conquista de Ceuta em 1415 significou uma aliança de interesses entre a burguesia e a nobreza portuguesa cujos objetivos eram convergentes, na época.
E. Os lucros comerciais atingidos com as expedições portuguesas de 1415 e 1460 na costa africana foram superiores aos gastos realizados nesses empreendimentos.
7. (Unirio) A colonização brasileira no século XVI foi organizada sob duas formas administrativas: capitanias hereditárias e governo-geral. Indique a afirmativa que expressa corretamente uma característica desse período.
A. As capitanias, mesmo havendo um processo de exploração econômica na maior parte delas, garantiram a presença portuguesa na América, apesar das dificuldades financeiras da Coroa.
B. As capitanias representavam a transposição para as áreas coloniais das estruturas feudais e aristocráticas europeias.
C. As capitanias, sendo empreendimentos privados, favoreceram a transferência de colonos europeus, assegurando a mão de obra necessária à lavoura.
D. O governo-geral permitiu a direção da Coroa na produção do açúcar, o que assegurou o rápido povoamento do território.
E. O governo-geral extinguiu as donatarias, interrompendo o fluxo de capitais privados para a economia do açúcar.
8. (PUC-RS) Responder à questão sobre o período pré-colonial brasileiro, com base no texto a seguir:
[...] Da primeira vez que vieste aqui, vós o fizeste somente para traficar. [...] Não recusáveis tomar nossas filhas e nós nos julgávamos felizes quando elas tinham filhos. Nessa época, não faláveis em aqui vos fixar. Apenas vos contentáveis com visitar-nos uma vez por ano, permanecendo, entre nós, somente durante quatro ou cinco luas [meses]. Regressáveis então ao vosso país, levando os nossos gêneros para trocá-los com aquilo de que carecíamos.
MAESTRI, Mário. Terra do Brasil: A conquista lusitana e o genocídio tupinambá. São Paulo: Moderna, 1993. p 86.
O texto anterior faz alusão ao comércio que marcou o período pré-colonial brasileiro conhecido por:
A. mita
B. escambo
C. encomienda.
D. mercantilismo.
E. corveia.
9. (UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO-São Paulo)
"De África tem marítimos assentos;
É na Ásia mais que todas soberanas;
Na quarta parte nova (América) os campos ara;
E, se mais mundo houvera, lá chegara".
Trata-se de Camões, falando, n' Os Lusíadas, sobre o pioneirismo português.
Quais os fatores explicam tal pioneirismo?
10. A economia açucareira estruturou-se no modelo que envolvia latifúndios, monocultura, produção voltada para a exportação e utilização em larga escala do trabalho escravo. Esse tipo de produção atendia aos interesses da metrópole.
Como esse modelo é denominado?
A. Pacto colonial.
B. Mercantilismo.
C. Pindorama.
D. Encomienda.
E. Plantation.