Início > Exercícios > Lendo
Basta à violência

Manifesto da mídia

Nos últimos tempos o povo brasileiro assiste a uma escalada da violência contra a vida, contra o patrimônio e, nas últimas semanas, contra as instituições democráticas. Vandalismo generalizado contra o patrimônio público e privado, sequestros e assassinatos vêm colocando a população brasileira na condição de refém das organizações criminosas.

Sensíveis a este drama vivido pela população, os veículos de comunicação, unidos em suas entidades representativas, deliberaram tomar uma enfática posição comum. Isso porque o Brasil está pagando caro demais pela descoordenação das autoridades federais e estaduais na questão da segurança pública.

O que está ameaçando neste momento, com a escalada da violência e da desordem, não é apenas o cotidiano civilizado a que todos os cidadãos têm direito. É a própria sobrevivência da sociedade democrática, porque sua manutenção depende da autoridade, credibilidade e prestígio das suas instituições. Infelizmente, esses problemas estão colocando em xeque o estado democrático de direito porque a criminalidade está corroendo a certeza da aplicação da lei em função da impunidade. É urgente e fundamental que aqueles que dirigem o governo e o Estado brasileiro em seus diferentes níveis tomem medidas responsáveis e eficazes contra o crime. Assim como os que pretendem dirigir expressem com clareza suas propostas. E que todos demonstrem inequivocamente o compromisso com o resgate da ordem pública e com a harmonização dos esforços dos estados e União. [...]

A imprensa, que sempre esteve alinhada às grandes causas da cidadania, está convicta de que o próximo passo para a consolidação da democracia em nosso país passa pelo restabelecimento imediato da ordem pública.

Os meios de comunicação, unidos, na sua sagrada missão de informar e garantir a liberdade de expressão, cobrarão veementemente, dos atuais e futuros governantes, soluções eficazes na defesa da sociedade brasileira.

ANJ - Associação Nacional dos Jornais

Aner - Associação Nacional dos Editores de Revistas

Abert - Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão

Abratel - Associação Brasileira de Radiodifusão, Tecnologia e Telecomunicações

O Estado de S. Paulo. São Paulo, 16 ago. 2006. Caderno 1. p. 1.

 

QUESTÕES PROPOSTAS

1. O manifesto traduz as impressões que vários segmentos da mídia têm sobre a questão da violência no Brasil. Identifique-os.

Ver resposta
Resposta: Ler o texto.

 

2. Que tipos de violência são abordados no manifesto?

Ver resposta
Resposta: Ler o texto.

 

3. Como o documento relaciona democracia e violência?

Ver resposta
Resposta: Ler o texto.

 

4. A explicação para a violência expressa no manifesto está afinada com a realidade brasileira atual? Justifique.

Ver resposta
Resposta: Ler o texto.

 

5. Qual é o papel dos meios de comunicação em uma sociedade democrática?

Ver resposta
Resposta: Ler o texto.
Tancredo Professor . 2017
Anuncie neste site
Twitter