Início > Exercícios > Lendo
A rota ocidental: as navegações espanholas

Enquanto em Portugal acontecia o demorado processo de exploração da costa africana, o outro país da península Ibérica, a Espanha, andava ocupado em expulsar os últimos mouros, terminando uma guerra que se estendeu por oito séculos: a Reconquista.

A Espanha cristã se unifica através do casamento de Isabel, rainha de Castela, e Fernando, rei de Aragão. Em 1492 é retomado o reino de Granada, último território em poder dos árabes. Agora os espanhóis podem se dedicar também às navegações.

Mas eles não puderam preparar-se para essa empresa da mesma maneira que os portugueses. Faltam-lhes conhecimentos técnicos e navegadores experimentados. Essa deficiência foi contornada com a presença de estrangeiros na chefia de suas expedições mais importantes.

O mais famoso deles foi Cristóvão Colombo, um navegador genovês. Baseando-se nas ideias do cosmógrafo Toscanelli, que considerava a Terra redonda, mas de dimensões muito menores que as reais, ele concebeu o plano de atingir o Oriente navegando sempre para o Ocidente. Com esse projeto apresentou-se ao rei de Portugal, mas não foi atendido. Os portugueses estavam prestes a atingir à Índia navegando para o Oriente. Colombo procurou então a rainha Isabel, de Espanha. Foram-lhe concedidos três navios: Santa Maria (nau), Pinta e Niña (caravelas). Com elas, e com uma equipagem de marinheiros espanhóis, Colombo se lança ao Atlântico.

Depois de uma viagem em que os marinheiros quase se revoltaram e lançaram o comandante ao mar, com medo de eles próprios estarem sendo conduzidos a um abismo, em outubro de 1492 é avistada terra. Colombo acredita ter chegado à Ásia. Mas ele tinha, na verdade, encontrado um novo continente: a América.

O continente ficaria assim conhecido por causa de um piloto italiano, Américo Vespúcio. Ele escreveu um relato sobre suas viagens ao Novo Mundo muito divulgado na época.

Para que portugueses e espanhóis não entrassem em guerra por causa dos descobrimentos, o papa Alexandre VI escreveu a bula Inter Coetera, que dividia as terras ainda não descobertas entre esses dois países. A partir da bula papal foi assinado, em 7 de junho de 1494, o Tratado de Tordesilhas.

Depois de quatro viagens à América, Colombo morre ainda acreditando ter chegado à Ásia. A América era um obstáculo no caminho dos espanhóis. Eles ainda estavam atrás da rota para as especiarias

Francisco Nuñez de Balboa atravessa a América Central e avista o oceano Pacífico, que denomina Mar do Sul. Mas não encontra uma passagem marítima. João Dias de Solis, navegador português a serviço da Espanha, explora o rio da Prata, pensando ser aquela a passagem.

O plano de Colombo só vem a ser completado por Fernão de Magalhães. Os espanhóis finalmente chegaram às especiarias. E se alguém ainda tem alguma dúvida sobre o valor desses temperos, basta acrescentar que a carga levada pela nau Vitória até a Espanha foi suficiente para cobrir todas as despesas da expedição e ainda restou um pequeno lucro.

VEIGA, L. M. A grande navegação de Fernão de Magalhães, São Paulo, Ática, 1987, p. 30-1.

 

#SAIBA MAIS

- Bula: Na Igreja Católica Apostólica Romana, carta pontifícia de caráter especialmente solene.

- Caravelas: Pequena embarcação a vela.

- Cosmógrafo: Especialista em cosmografia.

- Cosmografia: Descrição geral do universo. A palavra cosmografia foi utilizada pela primeira vez por Ptolomeu no século IV a.C., para referir-se aos estudos do cosmos e corpos celestes.

- Especiarias: Qualquer droga aromática (cravo, canela, pimenta, noz-moscada) usada para condimentar iguarias.

- Mouro: Que diz respeito aos mouros; mourisco. Muçulmano. Natural da antiga Mauritânia (África ocidental). Indivíduo que trabalha muito.

- Nau: Grande embarcação de guerra ou mercante; navio.

 

QUESTÕES SOBRE O TEXTO

1. Qual o projeto de Cristóvão Colombo?

Ver resposta
Resposta: Ler o texto.

 

2. Qual o projeto dos portugueses?

Ver resposta
Resposta: Ler o texto.

 

3. Quem patrocinou o projeto de Cristóvão Colombo?

Ver resposta
Resposta: Ler o texto.

 

4. Cite alguns aspectos relacionados com a viagem de Cristóvão Colombo?

Ver resposta
Resposta: Ler o texto.

 

5. O que fez o papa Alexandre VI para evitar a guerra entre portugueses e espanhóis?

Ver resposta
Resposta: Ler o texto.

 

6. Quantas viagens Colombo realizou até a América e onde ele acreditava ter chegado?

Ver resposta
Resposta: Ler o texto.

 

7. Quem completou o plano de Colombo?

Ver resposta
Resposta: Ler o texto.

 

8. Quais os resultados financeiros da realização desse plano?

Ver resposta
Resposta: Ler o texto.
Tancredo Professor . 2017
Anuncie neste site
Twitter