Início > Exercícios > Lendo
Revoluções Inglesas do Século XVII.

01. Como era a situação da Inglaterra (Reino Inglês), em meados do século XV?

Ver resposta
Resposta: O reino era um dos mais pobres da Europa. Sua economia era agrária e voltada principalmente para a subsistência, com um pequeno comércio interno. O rei governava acompanhado de senhores feudais, membros do alto clero católico e alguns comerciantes enriquecidos. O Parlamento era convocado pelo rei de tempos em tempos e poucos meses depois era dissolvido.
 
 

 

 

02. Quais as mudanças aconteceram, no final do século XVII, mudando o panorama do Reino Inglês?

Ver resposta
Resposta: Na política, a dinastia Stuart substituiu a Tudor, e o rei já não governava mais. Quem comandava o reino era o Parlamento, do qual o rei também fazia parte. Porém, quem tinha o poder no Parlamento eram as duas câmaras, a dos Lordes e a dos Comuns. Na economia, a Inglaterra se voltava cada vez mais para as manufaturas e para o comércio.
 
 

 

 

03. Por que o reinado de Elizabeth I entrou para a história como um dos mais brilhantes da dinastia Tudor?

Ver resposta
Resposta: O seu governo é chamado de "período elizabetano", por alguns, ou de "era dourada", por outros, indicando ter sido um reinado importante para a Inglaterra. Na economia, sustentou a política de concessão de monopólios para a burguesia e favoreceu o crescimento do comércio marítimo. Ela governou com habilidade, sempre se mantendo próxima ao Parlamento, e controlou as disputas entre as facções religiosas. Conseguiu uma vitória naval importante contra a Invencível Armada, esquadra espanhola organizada pelo rei Filipe II.
 
 

 

 

04. Como era a organização da economia inglesa durante a dinastia Tudor?

Ver resposta
Resposta: Expansão dos empréstimos a juros e a melhoria das estradas favoreceram o crescimento do mercado interno. Surgiu, assim, uma camada importante de mercadores, pequenos proprietários e prestadores de serviços de todos os tipos. No campo, com o processo de cercamentos, surgia uma classe de arrendatários médios e ricos, que organizavam a agricultura com interesses voltados para o mercado.
 
 

 

 

05. Explique o processo dos cercamentos na Inglaterra.

Ver resposta
Resposta: Com o lucro crescente do comércio de lã, os proprietários de terras, conhecidos como gentry, passaram a solicitar ao rei as chamadas cartas de cercamento. Com essas cartas, eles obtinham autorização para cercar as terras comunais e usá-las para a criação de ovelhas. Muitos camponeses foram expulsos de suas terras ou obrigados a vendê-las por preços baixíssimos.
 
 

 

 

06. Qual era a Igreja oficial do reino inglês?

Ver resposta
Resposta: A Igreja oficial do reino era a Anglicana, à qual todos deviam de alguma forma obedecer.
 
 

 

 

07. Quem eram os presbiterianos e o que defendiam?

Ver resposta
Resposta: Eram protestantes calvinistas e defendiam que a Igreja fosse organizada por conselhos, e não na hierarquia de padres e bispos, como ocorre ainda hoje. Os presbiterianos predominaram na Escócia.
 
 

 

 

08. O que desejavam os puritanos?

Ver resposta
Resposta: Formavam uma corrente mais radical do presbiterianismo e receberam esse nome por desejarem um cristianismo mais puro. Os puritanos predominaram na Inglaterra.
 
 

 

 

09. Ao morrer, em 1603, Elizabeth I não deixou herdeiros em linha direta, e seu primo, Jaime VI da Escócia, tornou-se Jaime I da Inglaterra. Assim, a dinastia Stuart substituía a dinastia Tudor. Como foi o governo de Jaime I (Stuart)?

Ver resposta
Resposta: Jaime I não era hábil como Elizabeth ao conduzir os assuntos do reino. Na Inglaterra, ele recorria à teoria do direito divino para governar como rei absolutista. Várias crises entre a Câmara dos Comuns e a monarquia surgiram, envolvendo na maior parte das vezes o aumento de impostos. Outro motivo de insatisfação era o fato de Jaime I, mesmo sendo protestante, aproximar-se cada vez mais de países católicos.
 
 

 

 

10. No governo de Carlos I, o desgaste da monarquia Stuart é muito grande. Por que é crescente o descontentamento da população?

Ver resposta
Resposta: Os comerciantes reclamavam que o rei concedia monopólios que atrapalhavam seus negócios. A corte real era considerada muito cara e luxuosa, e isso tornava a monarquia impopular.
 
 

 

 

11. Na guerra civil, a Inglaterra dividiu-se em dois territórios. Quem comandava cada território e como esses territórios eram formados?

Ver resposta
Resposta: Na guerra, a Inglaterra dividiu-se em dois territórios, um comandado pelo rei e outro pelo Parlamento. As regiões fiéis à monarquia eram o norte, o País de Gales e o sudoeste. O centro, o sul e o sudoeste ficaram sob o domínio do Parlamento. Os puritanos apoiaram o Parlamento, enquanto os católicos e os anglicanos permaneceram próximos ao rei.
 
 

 

 

12. A principal medida econômica de Cromwell foi a publicação dos Atos de Navegação em 1651. O que essa lei estabelecia?

Ver resposta
Resposta: A lei estabelecia que todos os produtos importados pela Inglaterra deveriam ser transportados em navios ingleses.
 
 

 

 

13. Por que os eventos que levaram Guilherme de Orange ao trono inglês ficaram conhecidos como Revolução Gloriosa?

Ver resposta
Resposta: Embora Guilherme de Orange tenha preparado uma esquadra para invadir a Inglaterra, a deposição foi pacífica. Jaime II fugiu e o trono ficou vago. Assim, Guilherme de Orange era coroado rei com o nome de Guilherme III. Por conta desse desfecho tranquilo, o evento ficou conhecido como Revolução Gloriosa.
 
 

 

 

14. Assinale a alternativa correta.

Rei inglês que fundou a Igreja Anglicana na Inglaterra:

a. Jaime I

b. Carlos I

c. Elizabeth I

d. Henrique VIII

e. Oliver Cromwell

Ver resposta
Resposta: Letra D.
 
 

 

 

15. Complete corretamente os espaços em branco na sentença a seguir;

- Entre os setores que compunham o exército de novo tipo havia os(o)(a)____________________, que almejavam a igualdade perante a lei e um governo exercido pela Câmara dos Comuns, e os(o)(a)____________________, ainda mais radicais, que defendiam o fim da propriedade privada e a construção de uma sociedade igualitária.

a. gentry, nobreza,

b. clero, parlamento,

c. niveladores, escavadores,

d. lordes espirituais, lordes temporais,

e. Câmara dos Comuns, Câmara dos Lordes.

Ver resposta
Resposta: Letra C.
 
 
Tancredo Professor . 2017
Anuncie neste site
Twitter