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Roma Antiga e seu Império Mediterrânico.

1. A expansão, ocorrida durante a república, fez com que os romanos tivessem contato com o mundo helenista e incorporassem alguns costumes e tradições. O que foi o helenismo e qual sua importância na Roma republicana?

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Resposta: Helenismo

 

2. A expansão pelo mar Mediterrâneo ampliou consideravelmente o número de escravos no Império Romano. Lembrando que a escravidão na Antiguidade é bastante diferente da ocorrida no período colonial americano, descreva a presença e o papel dos escravos na Roma Antiga.

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Resposta: A economia

 

3. Ignorando a decisão do Senado, Júlio César invadiu Roma com suas tropas e não encontrou resistência do exército romano, forçando a fuga de Pompeu para a Grécia, e de lá para o Egito, onde mandou assassiná-lo. Com essas manobras políticas e militares, ele conseguiu que os senadores o nomeassem como ditador vitalício.
À frente do governo, Júlio César realizou diversas reformas, com as quais ampliou ainda mais o apoio da população romana. Cite três dessas reformas.

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Resposta: 1.

 

4. Pode-se dividir o Período Imperial em duas fases. Quais são essas fases? Aponte uma característica de cada fase.

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Resposta: Pode-se

 

5. ”Deliberamos conceder aos cristãos e a quem quer que seja a liberdade de praticar a religião de sua preferência, a fim de que a divindade que reside nos céus venha a ser favorável e propícia para nós e para todos os nossos súditos.”
Promulgado por Constantino, imperador romano, o documento acima se refere ao?

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Resposta: Constantino

 

6. Quais os  PRIMEIROS POVOADORES da península itálica?

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Resposta: Os

 

7. PERIODIZAÇÃO CONVENCIONAL DA HISTÓRIA ROMANA.  A história política de Roma é dividida, tradicionalmente, nos seguintes períodos?

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Resposta: M

 

8. Como estava organizada a economia durante a monarquia romana?

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Resposta:

 

9. Quais as classes sociais existentes em Roma no período monárquico e no início da República?

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Resposta:

 

10. Quais os magistrados que administravam a República romana?

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Resposta:

 

11. O sistema político republicano era controlado pelos patrícios, daí seu caráter oligárquico. Os plebeus, marginalizados e descontentes com sua situação, eram fonte de crescente tensão, e a Roma republicana vivia sempre a possibilidade de uma convulsão social. Muitas conquistas foram obtidas, pelos plebeus, através de lutas, e algumas delas foram expressas em forma de leis. Cite duas dessas leis que representaram conquistas dos plebeus.

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Resposta: . Lei

 

12. Roma e Cartago defrontaram-se por três vezes. Qual a razão fundamental desses conflitos denominados Guerras Púnicas?

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Resposta: O

 

13. O expansionismo romano teve várias consequências. Cite duas repercussões das conquistas romanas.

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Resposta: O

 

14. O século I da Era Cristã ficou conhecido na história de Roma como “Século de Augusto”. Quais as principais realizações econômicas, sociais e políticas do principado?

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Resposta: O Principado de Augusto foi responsável pela montagem do novo sistema político. Ele empregou e equilibrou, na burocracia do Estado, os grupos mais privilegiados (patrícios e novos ricos ligados ao comércio), atenuando a tensão existente. Além disso, Otávio oficializou a política do pão e circo, a distribuição de trigo e a realização de espetáculos para as massas, como as corridas e lutas de gladiadores, o que apaziguou a plebe urbana.

 

15. A política que ficou conhecida como Pax Romana trouxe uma série de benefícios ao Império. Quais as realizações de Augusto durante a chamada Pax Romana?

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Resposta: A

 

16. As invasões dos bárbaros foram um dos episódios mais notáveis do período final do Império Romano. Quais os fatores geográficos e socioeconômicos que favoreceram essas invasões?

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Resposta: A partir do século III, no entanto, quando as diferenças entre as regiões do Império passaram a ter um grande peso nas disputas políticas e os invasores externos (invasões dos povos bárbaros) começaram a pressionar, os custos da manutenção do Império unificado tornaram-se enormes, trazendo uma grave crise socioeconômica, a qual abalou suas estruturas.

 

17. O que foi a tetrarquia implantada pelo imperador Diocleciano?

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Resposta: O imperador Diocleciano, por exemplo, que era natural da ILÍRIA, promoveu uma grande reforma. Tomando o poder em 284, instituiu a tetrarquia, que dividiu o Império entre dois augustus e dois cesares, a fim de evitar as acirradas disputas pela sucessão imperial.

 

18. Qual a importância de Teodósio na história do Baixo Império Romano?

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Resposta: Teodósio (379-395), o último imperador a exercer sua autoridade sobre todo o Império. Converteu-se ao Cristianismo (380). Ele adotou o Cristianismo como religião oficial do Estado por meio do Edito de Tessalônica, em 380, estendendo a obrigatoriedade de seu culto para todos os súditos e proibiu outros cultos. Dividiu o Império, definitivamente, em dois: o Império Romano do Ocidente, que teria Roma como capital e enfrentava a grave crise econômica e territorial; e o Império Romano do oriente, que teria Constantinopla como sede (entregue a seu filho, Arcádio), estável militar e economicamente.

 

19. Na Roma Antiga, o escravo era considerado um animal de trabalho sobre o qual o senhor detinha o direito de vida e de morte.
a. Em quais condições alguém se tornava escravo na Roma Antiga?

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Resposta: Um indivíduo se tornava escravo na Roma Antiga quando era feito prisioneiro de guerra. Também se tornavam escravos os filhos de escravos e as crianças órfãs. Quem não pagasse suas dívidas poderia ser escravizado, mas essa lei foi abolida ainda na fase inicial da república romana.

 

b. Relacione três das principais atividades em que a mão de obra escrava era utilizada.

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Resposta: O trabalho escravo era utilizado em praticamente em todas atividades econômicas: agricultura, artesanato, tarefas domésticas, mineração.

 

20. ”Os jovens eram educados para serem fortes para a guerra. No Campo de Marte, perto de Roma, aprendiam a manejar a espada, a lançar o disco e as lanças, a correr, saltar, nadar e cavalgar. Aprendiam a obedecer para depois saberem mandar.”

(Bruna R. Cantele, História Dinâmica Antiga e Medieval).

Com base no texto acima, responda:
a. Qual era a função da educação romana?
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Resposta: Dar formação geral aos indivíduos (leitura, escrita e aritmética) e, especificamente no caso masculino, instrução voltada para as atividades guerreiras, ou seja, fortalecer o corpo com treinamentos, competições esportivas e manejo de armas. A educação não se limitava apenas ao intelecto, mas sobretudo à preparação de habéis e vigorosos soldados.

 

b. Qual foi a sua importância na expansão do império?

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Resposta: O expansionismo romano teve como base o seu bem preparado exército. Desta forma, a educação militarista foi um dos fatores desta expansão.

 

21. As tensões sociais em Roma provocaram a necessidade de reformas que garantissem maior estabilidade política. Os irmãos Tibério e Caio Graco, tribunos da plebe, propuseram algumas dessas mudanças. Indique, em linhas gerais, quais foram as propostas defendidas pelos dois irmãos. Aponte também qual foi o desfecho desse episódio.

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Resposta: Uma nova tentativa de superação da crise foi a ideia de reforma agrária, proposta pelos irmãos Graco. Os irmãos Tibério e Caio Graco, que exerciam o cargo de tribunos da plebe, viam na distribuição de terras uma forma de superar a crise, satisfazendo as necessidades da plebe empobrecida. Ao fim desse processo, o projeto de reforma política e agrária dos irmãos Graco fracassou e a concentração de terras nas mãos dos patrícios continuou a existir.
Tancredo Professor . 2017
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