1. (Enem - 2013) A Sociologia surgiu tendo em vista diversas situações vinculadas às revoluções:
a. Russa e Mexicana.
b. Francesa e Russa.
c. Mexicana e Francesa.
d. Francesa e Industrial.
e. Mexicana e Chinesa.
2. (Enem - 2014) Uma norma só deve pretender validez quando todos os que possam ser concernidos por ela cheguem (ou possam chegar), enquanto participantes de um discurso prático, a um acordo quanto à validade dessa norma.
HABERMAS, J. Consciência moral e agir comunicativo. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1989.
Segundo Habermas, a validez de uma norma deve ser estabelecida pelo(a):
a. Liberdade humana, que consagra a vontade.
b. Razão comunicativa, que requer um consenso.
c. Conhecimento filosófico, que expressa a verdade.
d. Técnica científica, que aumenta o poder do homem.
e. Poder político, que se concentra no sistema partidário.
3. (Enem - 2010) Democracia: "regime político no qual a soberania é exercida pelo povo, pertence ao conjunto dos cidadãos".
JAPIASSÚ, H.; MARCONDES, D. Dicionário Básico de Filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 2006.
Uma suposta "vacina" contra o despotismo, em um contexto democrático, tem por objetivo:
a. Impedir a contratação de familiares para o serviço público.
b. Reduzir a ação das instituições constitucionais.
c. Combater a distribuição equilibrada de poder.
d. Evitar a escolha de governantes autoritários.
e. Restringir a atuação do Parlamento.
4. (Enem - 2011) O brasileiro tem noção clara dos comportamentos éticos e morais adequados, mas vive sob o espectro da corrupção, revela pesquisa. Se o país fosse resultado dos padrões morais que as pessoas dizem aprovar, pareceria mais com a Escandinávia do que com Bruzundanga (corrompida nação fictícia de Lima Barreto).
Fraga, P. Ninguém é inocente. Folha de S. Paulo. 4 out. 2009 (adaptado)
O distanciamento entre "reconhecer" e "cumprir' efetivamente o que é moral constitui uma ambiguidade inerente ao humano, porque as normas morais são:
a. Decorrentes da vontade divina e, por esse motivo, utópicas.
b. Parâmetros idealizados, cujo cumprimento é destituído de obrigação.
c. Amplas e vão além da capacidade de o indivíduo conseguir cumpri-las integralmente.
d. Criadas pelo homem, que concede a si mesmo a lei à qual deve se submeter.
e. Cumpridas por aqueles que se dedicam inteiramente a observar as normas jurídicas.
5. (Enem - 2010) O Populismo no Brasil, tendência política ligada ao processo de desenvolvimento industrial a partir da década de 30, tem o seu momento mais crítico e o seu fim com a:
a. Morte de Getúlio Vargas em 1954;
b. Eleição de Juscelino Kubitschek em 1956;
c. Renúncia de Jânio Quadros em 1961;
d. Deposição de João Goulart em 1964;
e. Crise do Ato Institucional Número 5 em 1968.
6. (Enem - 2011) No que consistiu o fenômeno do populismo na história política brasileira, depois de 1945?
a. Significou a inserção das massas camponesas, principalmente do Nordeste, no jogo econômico;
b. Significou a inserção da burguesia, principalmente industrial, no jogo político;
c. Significou a inserção das massas trabalhadoras, principalmente as urbanas, no jogo político;
d. Consistiu no domínio dos militares na política brasileira, principalmente a linha dura, com o apoio das massas urbanas;
e. Consistiu em um fenômeno localizado na região Nordeste do Brasil.
7. (Enem - 2010) No século V a.C., a democracia urbana ateniense apoiava-se no seguinte princípio:
a. Apenas os militares poderiam ocupar cargos públicos;
b. Homens e mulheres teriam direito a voto;
c. O governo auxiliaria aqueles que perdessem seus direitos civis;
d. Somente os sacerdotes poderiam ocupar cargos públicos;
e. Todos os cidadãos deveriam ter o direito de participar nos negócios públicos.
8. (Enem - 2009) Em seu livro Raízes do Brasil, Sérgio Buarque de Holanda desenvolve uma ideia em torno da qual constrói sua interpretação sociológica: a do "homem cordial". Este seria o brasileiro típico, fruto da colonização portuguesa e representante conceitual de nossa sociedade. Essa característica se desdobra em outros fenômenos sociais, como o coronelismo, o apadrinhamento, o "jeitinho" e a corrupção.
São características do "jeitinho brasileiro":
a. O espaço privado é tomado como um prolongamento do espaço público.
b. O bem comum estão acima dos interesses pessoais.
c. O brasileiro age pela emoção, abdica da formalidade e apoia-se na lógica dos favores.
d. O brasileiro diferencia o espaço público do privado.
e. O brasileiro utiliza critérios universais e objetivos.
9. (Enem - 2012)
TEXTO 1
Experimentei algumas vezes que os sentidos eram enganosos, e é prudência nunca se fiar inteiramente em quem já nos enganou uma vez.
DESCARTES, R. Meditações metafísicas. São Paulo: Abril Cultural, 1979.
TEXTO 2
Sempre que alimentamos alguma suspeita de que uma ideia esteja sendo empregada sem nenhum significado, precisaremos apenas indagar: de que impressão deriva esta suposta ideia? E se for impossível atribuir-lhe qualquer impressão sensorial, isso servirá para confirmar nossa suspeita.
HUME, D. Uma investigação sobre o entendimento. São Paulo: Unesp, 2004 (adaptado).
Nos textos, ambos os autores se posicionam sobre a natureza do conhecimento humano.
A comparação dos excertos permite assumir que Descartes e Hume:
a. Defendem os sentidos como critério originário para considerar um conhecimento legítimo.
b. Entendem que é desnecessário suspeitar do significado de uma ideia na reflexão filosófica e crítica.
c. São legítimos representantes do criticismo quanto à gênese do conhecimento.
d. Concordam que conhecimento humano é impossível em relação às ideias e aos sentidos.
e. Atribuem diferentes lugares ao papel dos sentidos no processo de obtenção do conhecimento.
10. (Enem 2011)
Acompanhando a intenção da burguesia renascentista de ampliar seu domínio sobre a natureza e sobre o espaço geográfico, através da pesquisa científica e da invenção tecnológica, os cientistas também iriam se atirar nessa aventura, tentando conquistar a forma, o movimento, o espaço, a luz, a cor e mesmo a expressão e o sentimento.
SEVCENKO, N. O Renascimento. Campinas: Unicamp, 1984.
O texto apresenta um espírito de época que afetou também a produção artística, marcada pela constante relação entre:
a. Fé e misticismo.
b. Ciência e arte.
c. Cultura e comércio.
d. Política e economia.
e. Astronomia e religião.