Início > Enem > Lendo
De olho no Enem. Sociologia

1. (Enem 2009) Para Caio Prado Jr., a formação brasileira se completaria no momento em que fosse superada a nossa herança de inorganicidade social - o oposto da interligação com objetivos internos - trazida da colônia. Este momento alto estaria, ou esteve, no futuro. Se passarmos a Sérgio Buarque de Holanda, encontraremos algo análogo. O país será moderno e estará formado quando superar a sua herança portuguesa, rural e autoritária, quando então teríamos um país democrático. Também aqui o ponto de chegada está mais adiante, na dependência das decisões do presente. Celso Furtado, por seu turno, dirá que a nação não se completa enquanto as alavancas do comando, principalmente do econômico, não passarem para dentro do país. Como para os outros dois, a conclusão do processo encontra-se no futuro, que agora parece remoto.

SCHWARZ, R. Os sete fôlegos de um livro. Sequências brasileiras. São Paulo: Cia das Letras, 1999 (adaptado).

Acerca das expectativas quanto à formação do Brasil, a sentença que sintetiza os pontos de vista apresentados no texto é:

a. Brasil, um país que vai pra frente.

b. Brasil, a eterna esperança.

c. Brasil, glória no passado, grandeza no presente.

d. Brasil, terra bela, pátria grande.

e. Brasil, gigante pela própria natureza.

Ver resposta
Resposta: Letra B. A questão envolve uma atenta interpretação do texto para perceber que os três autores, segundo a descrição de R. Schwarz, operam com a ideia de que o Brasil é uma promessa de "vir a ser" - na imagem popular, um "país do futuro" .
 
 

 

 

2. (ENEM 2014) A discussão levantada na charge, publicada logo após a promulgação da Constituição de 1988, faz referência ao seguinte conjunto de direitos:

a. Civis, como o direito à vida, à liberdade de expressão e à propriedade.

b. Sociais, como direito à educação, ao trabalho e à proteção à maternidade e à infância.

c. Difusos, como direito à paz, ao desenvolvimento sustentável e ao meio ambiente saudável.

d. Coletivos, como direito à organização sindical, à participação partidária e à expressão religiosa.

e. Políticos, como o direito de votar e ser votado, à soberania popular e à participação democrática.

 

Ver resposta
Resposta: Letra B. Os direitos mencionados na charge são direitos sociais e estão previstos na Constituição de 1988, também conhecida como Constituição cidadã. Embora os direitos políticos e civis estejam presentes na Carta Magna, a charge trata, sobretudo, dos direitos sociais. A crítica está justamente pelo fato desses direitos estarem restritos ao papel.
 
 

 

Tancredo Professor . 2017
Anuncie neste site
Twitter