Início > Enem > Lendo
Geografia política - Enem 2016

ENEM 2016 - QUESTÃO 12

No início de maio de 2014, a instalação da plataforma petrolífera de perfuração HYSY-981 nas águas contestadas do Mar da China Meridional suscitou especulações sobre as motivações chinesas. Na avaliação de diversos observadores ocidentais, Pequim pretendeu, com esse gesto, demonstrar que pode impor seu controle e dissuadir outros países de seguir com suas reivindicações de direito de exploração dessas águas, como é o caso do Vietnã e das Filipinas.

KLARE, M. T. A guerra pelo petróleo se joga no mar. Le Monde Diplomatique Brasil, abr. 2015.

A ação da China em relação à situação descrita no texto que evidencia um conflito que tem como foco o(a):

A. Distribuição das zonas econômicas especiais.

B. Monopólio das inovações tecnológicas extrativas.

C. Dinamização da atividade comercial.

D. Jurisdição da soberania territorial.

E. Embargo da produção industrial.

Ver resposta
Resposta: LETRA A: Errada. Ao contrário do que é explicado no texto, a China mostra uma imposição de controle em águas contestadas, ou seja, que outros países buscam. Zonas Econômicas Especiais (ZEE) são "áreas especificamente destinadas para o direcionamento da atividade industrial a partir do oferecimento de vantagens para atrair investimentos estrangeiros." (Mundo Educação, 2017). LETRA B: Errada. No caso, a China busca é a imposição de controle de espaço e não de inovação tecnológica. LETRA C: Errada. O texto trata de territorialização (imposição de controle). LETRA D: Certa. Soberania territorial seria, contextualizando, a forma da China conseguir controle sobre a área contestada dita no texto, através da instalação da plataforma petrolífera. LETRA E: Errada. Não há relação com o texto.

 

ENEM 2016 - QUESTÃO 16

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dentro das atuais redes produticas, o referido bloco apresenta composição estratégica por se tratar de um conjunto de países com

A. elevado padrão social.

B. sistema monetário integrado.

C. alto desenvolvimento tecnológico.

D. identidades culturais semelhantes.

E. vantagens locacionais complementares.

Ver resposta
Resposta: LETRA A: Errada. Com exceção da Austrália, Nova Zelândia, Canadá e Estados Unidos, os demais países são caracterizados por terem uma população desigual e com baixo padrão social. LETRA B: Errada. O único bloco econômico com sistema monetário integrado é a União Europeia, onde quase todos os países circulam como moeda o Euro. LETRA C: Errada. Isto não é característica de todos os países. LETRA D: Errada. São países com culturas totalmente distintas. Por exemplo, regiões com tradições culturais distintas: Nova Zelândia (Maoris), América Latina Espanhola (Maias, Astecas e Incas), Estados Unidos e Canadá (Anglo-Saxões). LETRA E: Certa. Este bloco foi criado,pois apresentam como similaridade a saída para o pacífico. Isto seria uma estratégia locacional.

 

ENEM 2016 - QUESTÃO 19

Dados recentes mostram que muitos são os países periféricos que dependem dos recursos enviados pelos imigrantes que estão nos países centrais. Grande parte dos países da América Latina, por exemplo, depende hoje das remessas de seus imigrantes. Para se ter uma ideia mais concreta, recentes dados divulgados pela ONU revelaram que somente os indianos recebem 10 bilhões de dólares de seus compatriotas no exterior. No México, segundo maior volume de divisas, esse valor chega a 9,9 bilhões de dólares e nas Filipinas, o terceiro, a 8,4 bilhões.

HAESBAERT, R.; PORTO-GONÇALVES, C. W. A nova des-ordem mundial. São Paulo: Edunesp, 2006.

Um aspecto do mundo globalizado que facilitou a ocorrência do processo descrito, na transição do século XX para o século XXI, foi o (a)

A. integração de culturas distintas.

B. avanço técnico das comunicações.

C. quebra de barreiras alfandegárias.

D. flexibilização de regras trabalhistas.

E. desconcentração espacial da produção.

Ver resposta
Resposta: LETRA A: Errada. Nem todos os países tem a integração de culturas e, em muitos deles, imigrantes são alvos de preconceitos e xenofobia. LETRA B: Certa. Atualmente, a globalização é concretizada por meio das comunicações. LETRA C: Errada. Isto não ocorre com todos os países. Em alguns blocos econômicos pode ocorrer esta característica. LETRA D: Errada. Isto não tem relação com o que se pede no texto (aspecto do mundo globalizado). LETRA E: Errada. É um aspecto relacionado à globalização, entretanto não está relacionado com o envio de recursos de trabalhadores imigrantes.

 

ENEM 2016 - QUESTÃO 31

TEXTO I

Mais de 50 mil refugiados entraram no território húngaro apenas no primeiro semestre de 2015. Budapeste lançou os "trabalhos preparatórios" para a construção de um muro de quatro metros de altura e 175 Km ao longo de sua fronteira com a Sérvia, informou o ministro húngaro das Relações Exteriores. "Uma resposta comum da União Europeia a este desafio da imigração é muito demorada, e a Hungria não pode esperar. Temos que agir", justificou o ministro.

TEXTO II

O Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) critica as manifestações de xenofobia adotadas pelo governo da Hungria. O país foi invadido por cartazes nos quais o chefe do executivo insta os imigrantes a respeitarem as leis e a não "roubarem" os empregos dos húngaros. Para o ACNUR, a medida é surpreendente, pois a xenofobia costuma ser instigada por pequenos grupos radicais e não pelo próprio governo do país.

Disponível em: http://pt.euronews.com. Acesso em: 19 jun. 2015 (adaptado).

O posicionamento governamental citado nos textos é criticado pelo ACNUR por ser considerado um caminho para o (a)

A. alteração do regime político.

B. fragilização da supremacia nacional.

C. expansão dos domínios geográficos.

D. cerceamento da liberdade de expressão.

E. fortalecimento das práticas de discriminação.

Ver resposta
Resposta: LETRA A: Errada. Imigrações de refugiados não tem relação com a alteração do regime político, uma vez que qualquer alteração é feita por cidadãos nacionais. LETRA B: Errada. Não tem relação com os textos. O fato do país estar erguendo um muro é característica de desigualdade. LETRA C: Errada. O limite do país é consolidado e é direito perante acordo internacional. LETRA D: Errada. A prática de xenofobia não pode ser considerad como liberdade de expressão, uma vez que isto é uma prática que desrespeita e humilha povos com outras culturas. A xenofobia é considerada como um discurso do ódio e visa a promover o ódio e manifestar, claramente, discriminação, hostilidade e violência. Em sua maioria, se destina a determinada pessoa ou então grupo, que detém características étnicas, raciais, orientações sexuais, religião, nacionalidade diferentes. LETRA E: Certa. A construção de muro e a proibição de entrada de refugiados no país é criticado por ser considerado a mais alta discriminação.

 

 

- GUALTIERI, Marcelle. Bacharel e Licenciada pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Graduanda de Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Especialista em Análise Ambiental pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Professora da rede estadual de ensino de Minas Gerais. Consultora Ambiental - Geoprocessamento.

Tancredo Professor . 2017
Anuncie neste site
Twitter