ENEM 2016 - QUESTÃO 12
No início de maio de 2014, a instalação da plataforma petrolífera de perfuração HYSY-981 nas águas contestadas do Mar da China Meridional suscitou especulações sobre as motivações chinesas. Na avaliação de diversos observadores ocidentais, Pequim pretendeu, com esse gesto, demonstrar que pode impor seu controle e dissuadir outros países de seguir com suas reivindicações de direito de exploração dessas águas, como é o caso do Vietnã e das Filipinas.
KLARE, M. T. A guerra pelo petróleo se joga no mar. Le Monde Diplomatique Brasil, abr. 2015.
A ação da China em relação à situação descrita no texto que evidencia um conflito que tem como foco o(a):
A. Distribuição das zonas econômicas especiais.
B. Monopólio das inovações tecnológicas extrativas.
C. Dinamização da atividade comercial.
D. Jurisdição da soberania territorial.
E. Embargo da produção industrial.
ENEM 2016 - QUESTÃO 16
Dentro das atuais redes produticas, o referido bloco apresenta composição estratégica por se tratar de um conjunto de países com
A. elevado padrão social.
B. sistema monetário integrado.
C. alto desenvolvimento tecnológico.
D. identidades culturais semelhantes.
E. vantagens locacionais complementares.
ENEM 2016 - QUESTÃO 19
Dados recentes mostram que muitos são os países periféricos que dependem dos recursos enviados pelos imigrantes que estão nos países centrais. Grande parte dos países da América Latina, por exemplo, depende hoje das remessas de seus imigrantes. Para se ter uma ideia mais concreta, recentes dados divulgados pela ONU revelaram que somente os indianos recebem 10 bilhões de dólares de seus compatriotas no exterior. No México, segundo maior volume de divisas, esse valor chega a 9,9 bilhões de dólares e nas Filipinas, o terceiro, a 8,4 bilhões.
HAESBAERT, R.; PORTO-GONÇALVES, C. W. A nova des-ordem mundial. São Paulo: Edunesp, 2006.
Um aspecto do mundo globalizado que facilitou a ocorrência do processo descrito, na transição do século XX para o século XXI, foi o (a)
A. integração de culturas distintas.
B. avanço técnico das comunicações.
C. quebra de barreiras alfandegárias.
D. flexibilização de regras trabalhistas.
E. desconcentração espacial da produção.
ENEM 2016 - QUESTÃO 31
TEXTO I
Mais de 50 mil refugiados entraram no território húngaro apenas no primeiro semestre de 2015. Budapeste lançou os "trabalhos preparatórios" para a construção de um muro de quatro metros de altura e 175 Km ao longo de sua fronteira com a Sérvia, informou o ministro húngaro das Relações Exteriores. "Uma resposta comum da União Europeia a este desafio da imigração é muito demorada, e a Hungria não pode esperar. Temos que agir", justificou o ministro.
TEXTO II
O Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) critica as manifestações de xenofobia adotadas pelo governo da Hungria. O país foi invadido por cartazes nos quais o chefe do executivo insta os imigrantes a respeitarem as leis e a não "roubarem" os empregos dos húngaros. Para o ACNUR, a medida é surpreendente, pois a xenofobia costuma ser instigada por pequenos grupos radicais e não pelo próprio governo do país.
Disponível em: http://pt.euronews.com. Acesso em: 19 jun. 2015 (adaptado).
O posicionamento governamental citado nos textos é criticado pelo ACNUR por ser considerado um caminho para o (a)
A. alteração do regime político.
B. fragilização da supremacia nacional.
C. expansão dos domínios geográficos.
D. cerceamento da liberdade de expressão.
E. fortalecimento das práticas de discriminação.
- GUALTIERI, Marcelle. Bacharel e Licenciada pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Graduanda de Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Especialista em Análise Ambiental pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Professora da rede estadual de ensino de Minas Gerais. Consultora Ambiental - Geoprocessamento.