Início > Enem > Lendo
Enem 2016. Ciências Humanas e suas Tecnologias. 1ª aplicação

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS.  2016.

QUESTÃO 40 ATÉ QUESTÃO 43.

GABARITO COMENTADO:

QUESTÃO 40:

Ver resposta
Resposta: LETRA E. A questão pede um conhecimento prévio do autor e remete à ideia de que, para não vivermos submissos aos prazeres sensoriais e sua efemeridade, devemos administrar nosso interior de maneira que possamos existir independentemente das necessidades exteriores.

 

QUESTÃO 41:

Ver resposta
Resposta: LETRA C. Houve, com a transição democrática, um processo de abertura "lenta, gradual e segura". Um exemplo disso foi a manutenção de políticos da extinta Arena no jogo político da Terceira República/Nova República, assegurando, com isso, continuidades para a estrutura política .

 

QUESTÃO 42:

Ver resposta
Resposta: LETRA B. O modelo de organização das cidades europeias baseia-se na divisão entre distritos centrais, destinados aos negócios, e a periferia residencial, destinada às classes média e alta, como consequência do processo da primeira e da Segunda Revolução Industrial. Tal inovação reduziria o deslocamento da periferia para o centro.

 

QUESTÃO 43:

Ver resposta
Resposta: LETRA C. A hinterlândia (área de influência) da cidade do Rio de Janeiro se sobrepõe aos limites estaduais, haja vista a relevância desse espaço urbano dentro da hierarquia urbana brasileira. Dessa maneira, a capacidade de polarização do Rio de Janeiro está retratada na alternativa C .
Tancredo Professor . 2017
Anuncie neste site
Twitter