Início > Enem > Lendo
Enem 2016. Ciências Humanas e suas Tecnologias. 1ª aplicação

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS.  2016.

QUESTÃO 30 ATÉ QUESTÃO 33.

GABARITO COMENTADO:

QUESTÃO 30:

Ver resposta
Resposta: LETRA E. A Constituição de 1988, em seus artigos 215 e 216, ampliou a noção de patrimônio cultural ao reconhecer a existência de bens materiais e imateriais. O objetivo disso é preservar elementos de diferentes grupos formadores da nossa sociedade nos campos artísticos, laborais e técnicos .

 

QUESTÃO 31:

Ver resposta
Resposta: LETRA D. A questão trata das relações geopolíticas da China com os países da Ásia Meridional (Sul), utilizando a questão da exploração de hidrocarbonetos. No entanto, na região marítima citada, a China apresenta um histórico conflituoso com Taiwan. Mantendo essa lógica e utilizando a atual relação do país com o Vietnã e Filipinas, pode-se perceber que o governo chinês reforça sua hegemonia regional, instalando sua plataforma em seu mar territorial, porém em zona de contato com os países citados no texto .

 

QUESTÃO 32:

Ver resposta
Resposta: LETRA D. A Operação Condor simbolizou uma política de cooperação de inteligência repressiva entre os regimes militares na América Latina contra as forças oposicionistas.

 

QUESTÃO 33:

Ver resposta
Resposta: LETRA B. O Estado Novo, baseado no corporativismo fascista italiano, buscava ordenar as ações proletárias por meio do peleguismo sindical, ou seja, do controle e gestão dos anseios dos trabalhadores. Assim, o fortalecimento da Justiça do Trabalho tem grande relação com o contexto citado.
Tancredo Professor . 2017
Anuncie neste site
Twitter