Início > Enem > Lendo
Vestibular. De olho na universidade e UFJF.

1. (UECE)No ano de 1996, comemorou-se os 300 anos da morte de Zumbi, o líder do Quilombo de Palmares. Segundo as historiadoras Elza Nadai e Joana Neves, "o século XVII foi marcado por uma guerra sem trégua ao Quilombo de Palmares".
Sobre a resistência negra à escravidão no Brasil, é correto afirmar que:

A. A única vez em que os negros escravos se insurgiram contra a escravidão foi sob a liderança de Zumbi, que organizou a comunidade de Palmares.

B. Além das revoltas e dos quilombos, os escravos cometiam assassinatos, crimes, suicídios, mutilações e outras formas de resistência à condição de escravo.

C. Os quilombos, centros de resistência negra que se constituíam nos matos e nas florestas, não mantinham qualquer contato com as populações das vilas e reproduziam fielmente a estrutura social das tribos da África.

D. Com exceção do Quilombo de Palmares, a única forma de resistência encontrada pelos escravos foi o sincretismo religioso, em que conseguiam praticar sua religião ancestral.

E. Com exceção do Quilombo de Antares, a única forma de resistência encontrada pelos escravos foi o sincretismo religioso, em que conseguiam praticar sua religião ancestral.

Ver resposta
Resposta: Resposta B. Mesmo sendo um exemplo de resistência e de formações política e cultural negra, o Quilombo de Palmares não se constituiu em um fato isolado da resistência negra. As condições de vida na Colônia provocavam nos fugidios uma enorme revolta, e a falta de perspectivas era um convite aos assassinatos, levantes e formação de quadrilhas, entre outras atitudes de enfrentamento.

 

2. (PUC-RIO 2014) Entre os séculos VIII e VI a.C., a Grécia Antiga desenvolveu um intenso processo de colonização de outras áreas, principalmente na Bacia do Mediterrâneo. Sobre esse processo, é INCORRETO afirmar que:

A. A redução populacional e a redistribuição das terras férteis foram condições preexistentes que incentivaram esse movimento.

B. A partir dele, houve um crescimento das atividades comerciais e dos setores sociais a elas relacionados.

C. Regiões diversas foram atingidas, como o sul da península Itálica e o litoral do mar Negro, nas quais foram fundadas novas cidades.

D. Muitos indivíduos que dele participaram eram homens livres que buscavam sair da condição de escravos por endividamento.

E. A área de influência da cultura grega foi ampliada, passando a atingir as populações que habitavam as áreas colonizadas.

Ver resposta
Resposta: Resposta A. Ao contrário do exposto na alternativa (a), o aumento populacional e a concentração fundiária foram, de fato, algumas das principais razões para a eclosão da colonização grega.
Tancredo Professor . 2017
Anuncie neste site
Twitter