Início > Enem > Lendo
Enem 2016. Ciências humanas e suas tecnologias.

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS.  2016.

QUESTÃO 01 ATÉ QUESTÃO 12.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

GABARITO COMENTADO:

1. QUESTÃO 01

Ver resposta
Resposta: LETRA D. Descartes funda suas certezas a partir da clássica formulação: "Penso, logo existo". Considerando essa ideia da segunda meditação, o conhecimento só é possível diante da autonomia do sujeito cognoscente.

 

2. QUESTÃO 02

Ver resposta
Resposta: LETRA C. A questão aborda uma exaltação do autor Políbio à expansão de Roma, no contexto republicano, acelerando a construção de um verdadeiro domínio imperialista .

 

3. QUESTÃO 03

Ver resposta
Resposta: LETRA E. Em 1979, a Revolução Fundamentalista, personificada pelo aiatolá Khomeini, destituiu o xá Reza Pahlevi. Tal destituição teve por base o descontentamento dos fundamentalistas (xiitas, nesse caso) com o caráter ocidentalizante do governo de Pahlevi. Ao assumir o poder, Khomeini impôs leis baseadas em uma leitura puritana, literal e asséptica do Corão. A autora reconstruiu a memória da revolução, destacando seu impacto sobre os costumes (uso do véu).

 

4. QUESTÃO 04

Ver resposta
Resposta: LETRA C. Ontologia é por definição o estudo do ser. A discussão entre os dois autores pré-socráticos se encontra exatamente na possibilidade do ser ser fixo ou estar em constante devir.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

GABARITO COMENTADO:

5. QUESTÃO 05

Ver resposta
Resposta: LETRA B. O texto que contextualiza a questão apresenta transformações no espaço rural, indicando mudanças no modo de viver da população, o que resulta no processo de urbanização do campo, construindo as novas ruralidades.

 

6. QUESTÃO 06

Ver resposta
Resposta: LETRA A. O gráfico evidencia a redução da taxa de fecundidade que, gradativamente, reduz a proporção de jovens e de adultos, impactando na oferta de mão de obra a médio e longo prazo .

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

GABARITO COMENTADO:

7. QUESTÃO 07

Ver resposta
Resposta: LETRA A. O autor apresenta um olhar que designa bem o espírito da modernidade do século XIX, a unidade paradoxal entre a morte de uma era e o surgimento de novos tempos, representada em uma dinâmica social contraditória, em que a desigualdade social caminha de mãos dadas com o progresso tecnològico.

 

8. QUESTÃO 08

Ver resposta
Resposta: LETRA A. A letra A é a única alternativa que apresenta o paradoxo ressaltado pelo autor. Se antes com pouco material mergulhávamos no conhecimento, atualmente, com a abundância de informações, nossa experiência torna-se superficial .

 

9. QUESTÃO 09

Ver resposta
Resposta: LETRA D. O enunciado mostra ambiguidade em relação ao comando da questão, dado que o leitor pode interpretar como "papel indicador" o elemento da cultura francesa na formação dos padrões de consumo no mundo, e o papel do Brasil como fornecedor de produtos agrícolas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

GABARITO COMENTADO:

10. QUESTÃO 10

Ver resposta
Resposta: LETRA C. A questão aborda as concepções da democracia deliberativa - aquela que parte da necessidade do consenso - e da democracia ativa, que exige a mobilização dos grupos marginais como resistência ao controle político e hegemônico das elites.

 

11. QUESTÃO 11

Ver resposta
Resposta: LETRA B. O autor compreende que a ética deve estar relacionada à garantia da perpetuação dos seres humanos no planeta. Dessa forma, o desenvolvimento da tecnologia deve considerar a sobrevivência das gerações futuras.

 

12. QUESTÃO 12

Ver resposta
Resposta: LETRA B. A questão aborda o projeto de catequese da Igreja Católica no Período Colonial com o objetivo de cristianizar a população afro-brasileira. A Igreja utilizava os santos para estabelecer os ensinamentos cristãos.
Tancredo Professor . 2017
Anuncie neste site
Twitter