QUESTÃO 31
Essas imagens de D. Pedro II foram feitas no início dos anos de 1850, pouco mais de uma década após o Golpe da Maioridade. Considerado o contexto histórico em que foram produzidas e os elementos simbólicos destacados, essas imagens representavam um
A. jovem imaturo que agiria de forma irresponsável.
B. imperador adulto que governaria segundo as leis.
C. líder guerreiro que comandaria as vitórias militares.
D. soberano religioso que acataria a autoridade papal.
E. monarca absolutista que exerceria seu autoritarismo.
QUESTÃO 32
No início foram as cidades. O intelectual da Idade Média - no Ocidente - nasceu com elas. Foi com o desenvolvimento urbano ligado às funções comercial e industrial - digamos modestamente artesanal - que ele apareceu, como um desses homens de ofício que se instalavam nas cidades nas quais se impôs a divisão do trabalho. Um homem cujo ofício é escrever ou ensinar, e de preferência as duas coisas a um só tempo, um homem que, profissionalmente, tem uma atividade de professor e erudito, em resumo, um intelectual - esse homem só aparecerá com as cidades.
LE GOFF, J. Os intelectuais na Idade Média. Rio de Janeiro: José Olympio, 2010.
O surgimento da categoria mencionada no período em destaque no texto evidencia o (a)
A. apoio dado pela Igreja ao trabalho abstrato.
B. relação entre desenvolvimento urbano e divisão do trabalho.
C. importância organizacional das corporações de ofício.
D. progressiva expansão da educação escolar.
E. acúmulo de trabalho dos professores e eruditos.
QUESTÃO 33
De acordo com as figuras, a intensidade de intemperismo de grau muito fraco é característica de qual tipo climático?
A. Tropical.
B. Litorãneo.
C. Equatorial.
D. Semiárido.
E. Subtropical.
QUESTÃO 34
Algumas regiões do Brasil passam por uma crise de água por causa da seca. Mas, uma região de Minas Gerais está enfrentando a falta de água no campo tanto em tempo de chuva como na seca. As veredas estão secando no norte e no noroeste mineiro. Ano após ano, elas vêm perdendo a capacidade de ser caixa-d' água de grande sertão de Minas.
VIEIRA, C. Degradação do solo causa perda de fontes de água de famílias de MG.
Disponível em: http://g1.globo.com. Acesso em: 1 nov. 2014.
As veredas têm um papel fundamental no equilíbrio hidrológico dos cursos de água no ambiente do Cerrado, pois
A. colaboram para a formação de vegetação xerófila.
B. formam os leques aluviais nas planícies das bacias.
C. fornecem sumidouro para as águas de recarga da bacia.
D. contribuem para o aprofundamento dos talvegues à jusante.
E. constituem um sistema represador da água na chapada.
QUESTÃO 35
Tanto potencial poderia ter ficado pelo caminho, se não fosse o reforço em tecnologia que um gaúcho buscou. Há pouco mais de oito anos, ele usava o bico da botina para cavoucar a terra e descobrir o nível de umidade do solo, na tentativa de saber o momento ideal para acionar os pivôs de irrigação. Até que conheceu uma estação meteorológica que, instalada na propriedade, ajuda a determinar a quantidade de água de que a planta necessita. Assim, quando inicia um plantio, o agricultor já entra no site do sistema e cadastra a área, o pivô, a cultura, o sistem de plantio, o espaçamento entre linhas e o número de plantas, para então receber recomendações diretamente dos técnicos da universidade.
CAETANO. M. O valor de cada gota. Globo Rural, n. 312, out. 2011.
A implementação das tecnologias mencionadas no texto garante o avanço do processo de
A. monitoramento da produção.
B. valorização do preço da terra.
C. correção dos fatores climáticos.
D. divisão de tarefas na propriedade.
E. estabilização da fertilidade do solo.
QUESTÃO 36
A filosofia grega parece começar com uma ideia absurda, com a proposição: a água é a origem e a matriz de todas as coisas. Será mesmo necessário deter-nos nela e levá-la a sério? Sim, e por três razões: em primeiro lugar, porque essa proposição enuncia algo sobre a origem das coisas; em segundo lugar, porque o faz sem imagem e fabulação; e enfim, em terceiro lugar, porque nela, embora apenas em estado de crisálida, está contido o pensamento: Tudo é um.
NIETZSCHE, F. Crítica moderna. In: Os pré-socráticos. São Paulo: Nova Cultura, 1999.
O que, de acordo com Nietzsche, caracteriza o surgimento da filosofia entre os gregos?
A. O impulso para transformar, mediante justificativas, os elementos sensíveis em verdades racionais.
B. O desejo de explicar, usando metáforas, a origem dos seres e das coisas.
C. A necessidade de buscar, de forma racional, a causa primeira das coisas existentes.
D. A ambição de expor, de maneira metódica, as diferenças entre as coisas.
E. A tentativa de justificar, a partir de elementos empíricos, o que existe no real.
QUESTÃO 37
Quanto ao "choque de civilizações", é bom lembrar a carta de uma menina americana de sete anos cujo pai era piloto na Guerra do Afeganistão: ela escreveu que - embora amasse muito seu pai - estava pronta a deixá-lo morrer, a sacrificá-lo por seu país. Quando o presidente Bush citou suas palavras, elas foram entendidas como manifestação "normal" de patriotismo americano; vamos conduzir uma experiência mental simples e imaginar uma menina árabe maometana pateticamente lendo para as câmeras as mesmas palavras a respeito do pai que lutava pelo Talibã - não é necessário pensar muito sobre qual teria sido a nossa reação.
ZIZEK, S. Bem-vindo ao deserto do real. São Paulo: Bom Tempo, 2003.
A situação imaginária proposta pelo autor explica o desafio cultural do(a)
A. prática da diplomacia.
B. exercício da alteridade.
C. expansão da democracia.
D. universalização do progresso.
E. conquista da autodeterminação.
QUESTÃO 38
Ninguém nasce mulher: torna-se mulher. Nenhum destino biológico, psíquico, econômico define a forma que a fêmea humana assume no seio da sociedade; é o conjunto da civilização que elabora esse produto intermediário entre o macho e o castrado que qualificam o feminino.
BEAUVOIR, S. O segundo sexo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980.
Na década de 1960, a proposição de Simone de Beauvoir contribuiu para estruturar um movimento social que teve como marca o(a)
A. ação do Poder Judiciário para criminalizar a violência sexual.
B. pressão do Poder Legislativo para impedir a dupla jornada de trabalho.
C. organização de protestos públicos para garantir a igualdade de gênero.
D. oposição de grupos religiosos para impedir os casamentos homoafetivos.
E. estabelecimento de políticas governamentais para promover ações afirmativas.
QUESTÃO 39
Só num sentido muito restrito, o indivíduo cria com seus próprios recursos o modo de falar e de pensar que lhe são atribuídos. Fala o idioma de seu grupo; pensa à maneira de seu grupo. Encontra a sua disposição apenas determinadas palavras e significados. Estas não só determinam, em grau considerável, as vias de acesso mental ao mundo circundante, mas também mostram, ao mesmo tempo, sob que ângulo e em que contexto de atividade os objetos foram até agora perceptíveis ao grupo ou ao indivíduo.
MANNHEIM, K. Ideologia e utopia. Porto Alegre: Globo, 1950 (adaptado)
Ilustrando uma proposição básica da sociologia do conhecimento, o argumento de Karl Mannheim defende que o(a)
A. conhecimento sobre a realidade é condicionado socialmente.
B. submissão ao grupo manipula o conhecimento do mundo.
C. divergência é um privilégio de indivíduos excepcionais.
D. educação formal determina o conhecimento do idioma.
E. domínio das línguas universaliza o conhecimento.
QUESTÃO 40
A Unesco condenou a destruição da antiga capital assíria de Nimrod, no Iraque, pelo Estado Islâmico, com a agência da ONU considerando o ato como um crime de guerra. O grupo iniciou um processo de demolição em vários sítios arqueológicos em uma área reconhecida como um dos berços da civilização.
Unesco e especialistas condenam destruição de cidade assíria pelo Estado Islâmico. Disponível em: http://oglobo.globo.com. Acesso: em 30 mar. 2015 (adaptado).
O tipo de atentado descrito no texto tem como consequência para as populações de países como o Iraque a desestruturação do(a)
A. homogeneidade cultural.
B. patrimônio histórico.
C. controle ocidental.
D. unidade étnica
E. religião oficial.