Início > Conteúdos > Lendo
CUBA E EUA REATAM RELAÇÕES

Em dezembro de 2014, Cuba e EUA anunciaram a retomada das relações diplomáticas após quase 54 anos de rompimento. Desde então, os dois países vêm promovendo uma reaproximação gradual, que inclui a troca de prisioneiros, a redução de restrições a viagens e a permissão para que empresas de telecomunicações norte-americanas operem na ilha. O momento mais simbólico desse processo foi a reabertura das embaixadas, em julho de 2015. No entanto, ainda não há solução para a questão mais delicada: o embargo econômico a Cuba. Embora o presidente norte-americano Barack Obama reitere seu desejo para que o bloqueio econômico seja suspenso, a decisão depende do Congresso dos EUA, que tem se posicionado contra a revogação da medida.

Fidel Castro morreu em Havana na noite de 25 de novembro de 2016, aos 90 anos. A morte do líder cubano foi anunciada pela TV estatal cubana. Castro morreu às 22h29 e o corpo do ex-presidente de Cuba foi cremado no sábado (26) e as cinzas colocadas em um cemitério na cidade cubana de Santiago, no dia 4 de dezembro, depois de centenas de homenagens oficiais.

O líder da Revolução Cubana, que morreu aos 90 anos, dirigiu com mão de ferro a ilha que hoje se abre com cautela à internet, à atividade privada e a uma relação "de iguais" com os Estados Unidos, seu adversário da Guerra Fria. A Cuba deixada por Fidel aos 90 anos não é a mesma que foi dirigida por ele ao longo de quase cinco décadas, até que uma crise intestinal o obrigou a delegar o poder a seu irmão Raúl. Fidel já não comandava, mas para muito cubanos nada acontecia sem seu consentimento.

Apegado ao socialismo e ao regime de partido único, seu irmão Raúl flexibilizou o desgastado modelo de corte soviético, e restabeleceu relações diplomáticas com Washington, no governo Barack Obama, que será substituído pelo imprevisível Donald Trump. Obama, que visitou Havana em março, ampliou as opções de viagem dos americanos à ilha e adotou outras medidas para para suavizar o embargo vigente desde 1962 (a suspensão depende do Congresso dos EUA).

Tancredo Professor . 2017
Anuncie neste site
Twitter