Início > Conteúdos > Lendo
PARQUE INDÍGENA DO XINGU

A região do Xingu, no atual estado do Mato Grosso, passou a ser habitada por povos indígenas entre os anos 800 e 1400. Até o século XVI, a população ali estabelecida construiu aldeias grandes, circulares e fortificadas, ligadas umas às outras por estradas.

Por volta do século XVII, outros povos, pressionados pela expansão dos europeus, começaram a se instalar na região. Os antigos habitantes do local mesclaram sua cultura com a dos povos que vinham chegando, originando, a chamada cultura xinguana.

Os contatos mais estreitos dos povos do Xingu com as sociedades não indígenas foram mediados por expedições de pesquisadores estrangeiros, a partir do século XIX. No geral, porém, o contato com a cultura não indígena pouco alterou o modo de vida dos povos do local.

Na década de 1940, os irmãos Claudio, Leonardo e Orlando Villas Bôas iniciaram o trabalho em defesa da preservação das culturas tradicionais dos povos do Xingu e da demarcação das terras da região, apoiados por pesquisadores, entidades e lideranças indígenas.

O resultado desse esforço foi a criação do Parque Indígena do Xingu, em 1961. A criação do parque possibilitou o exercício de práticas tradicionais indígenas e a sobrevivência de diferentes etnias que habitavam a região e de outras que para lá foram deslocadas.

Em 2011, o Parque Indígena do Xingu completou 50 anos e a data foi comemorada com o I Festival de Cultura Xinguana. O festival reuniu as diferentes etnias que vivem naquele território e proporcionou uma reflexão sobre os problemas do parque, que hoje conta com 16 povos indígenas e uma população de 4,8 mil indivíduos.

 

SAIBA MAIS

- Xingu: É uma palavra indígena que significa água boa e limpa. Xingu é o nome do rio brasileiro que nasce no estado do Mato Grosso, o Parque Indígena do Xingu está localizado em suas margens.

Tancredo Professor . 2017
Anuncie neste site
Twitter