Início > Conteúdos > Lendo
OS INDÍGENAS HOJE

É uma tarefa difícil determinar qual é a população total de índios no Brasil. Segundo o Censo 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que trabalha com o princípio da autodeclaração, 817.963 pessoas se declararam indígenas no país.

Os indígenas do Brasil atual estão distribuídos em 234 povos, que falam 180 línguas e vivem espalhados por todo o território nacional. A maior parte deles vive nas Terras Indígenas (TI), terras coletivas demarcadas pelo governo federal para o usufruto exclusivo das comunidades indígenas.

Muitas dessas terras não foram ainda regularizadas pelo governo. Mesmo as já demarcadas sofrem ataques constantes de mineradores, pescadores, caçadores, madeireiros e posseiros, e algumas delas ainda são cortadas por estradas e ferrovias. Frequentemente, os índios estão envolvidos em conflitos pela posse da terra.

Além disso, do ponto de vista cultural, os indígenas do Brasil vêm sofrendo, desde 1500, o impacto do modo de vida trazido pelos europeus. Mesmo resistindo, esses povos têm sido afetados por doenças sexualmente transmissíveis, como a sífilis e a aids, por mudanças de hábitos alimentares, como a ingestão de açúcar e de bebidas alcoólicas, e pela situação de miséria em que muitos deles se encontram. O crescimento do alcoolismo e de casos de depressão em povos indígenas, como os Kaiowá-guarani, Karajá e Tikuna, é motivo de preocupação para pesquisadores e entidades que atuam na proteção dos índios.

Depois de séculos em que perderam grande parte de suas terras e de sua cultura tradicional, os índios continuam lutando para manter suas terras, para preservar sua língua e seus costumes e para garantir meios de sobrevivência, adequando-se, inclusive, às novas tecnologias, como o uso da internet.

Tancredo Professor . 2017
Anuncie neste site
Twitter