Início > Conteúdos > Lendo
O TERRITÓRIO BRASIL

O território onde atualmente se situa o Brasil começou a ser povoado há mais de 10 mil anos. No início, os povos eram nômades, coletores e caçadores, fabricavam utensílios de pedra e pintavam desenhos em rochas. A fartura de alimentos fornecidos pelo mar permitiu que alguns grupos da costa se tornassem sedentários. Eles formaram grandes montes de conchas junto ao mar, os sambaquis.

Mais tarde, alguns povos passaram a praticar a agricultura e a produzir objetos de cerâmica, principalmente na região amazônica.

Povos como os marajoaras (da ilha do Marajó, no atual estado do Pará) e os tapajônicos (das proximidades da atual cidade paraense de Santarém) moravam em aldeias populosas e produziam artefatos de cerâmica muito elaborados. Eles cultivavam milho, mandioca, abóbora e arroz selvagem. Também criavam peixes em represas artificiais.

Com esses povos sedentários conviviam povos seminômades que, a partir da Amazônia, migraram para outras regiões do atual território brasileiro. Foram esses povos indígenas que os navegadores portugueses encontraram no litoral sul-americano no início do século XVI.

O uso do cesto de fibras se relaciona a um legado cultural antigo, assim como a colheita da mandioca.

Tancredo Professor . 2017
Anuncie neste site
Twitter