Início > Conteúdos > Lendo
POVOS INDÍGENAS NO BRASIL

POVOS INDÍGENAS NO BRASIL

O território a que chegou Pedro Álvares Cabral em abril de 1500 era chamado pelos nativos de Pindorama, Terra das Palmeiras. Durante os primeiros tempos, os portugueses mantiveram contato com os povos Tupi. Mas havia outros, espalhados pelo interior do território, cuja classificação se baseia hoje em famílias linguísticas. São elas: tupi-guarani,, caribe e aruaque.

Os Tupi habitavam a faixa litorânea. Os Guarani, o interior do sul-sudoeste do território atual do Brasil. Ambos eram povos guerreiros e agricultores. Entre os Tupi, a guerra era justificada como vingança contra a morte em combate de antepassados. Os inimigos capturados eram devorados em rituais antropofágicos.

As aldeias, formadas por conjuntos de cabanas de sapé, eram lideradas por um cacique e um conselho de chefes de cada grupo familiar. Os homens cuidavam da guerra, da caça, da pesca e preparavam a terra para o plantio por meio da coivara, ou queimada. As mullheres, do plantio, da fabricação de cerâmica e cestaria, da educação das crianças.

 

ASPECTOS DA CULTURA INDÍGENA

A diversidade linguística e cultural dos povos indígenas é grande, mas há entre eles algumas semelhanças quanto à visão de mundo e à religiosidade. Os Tupi acreditavam na existência de espíritos maléficos, como Abaçai, e benéficios, como Anhangá (protetor da floresta). Tupã era o deus do raio e do trovão; a partir do século XVI, por influência europeia, tornou-se uma dividande mais benevolente, semelhante ao Deus cristão. Os pajés tinham o poder da cura e da advinhação.

Além disso, os Tupi-Guarani acreditavam numa Terra Sem Mal, uma espécie de paraíso terrestre; essa crença motivou muitas migrações desses povos.

De um modo geral, todos os indígenas, e não só os Tupi, usavam adornos muito elaborados, como brincos, tiaras, cocares, braceletes e peitorais, feitos com penas de pássaros. Alguns povos usavam também bodoques, discos de madeira ou de jadeíta nos lábios inferiores. As pinturas corporais eram outra característica dessas populações.

A música indígena tinha como principais instrumentos os chocalhos, guizos, flautas e trombetas. O arco e flecha eram as armas mais importantes, mas também eram usados lanças e tacapes.

 

SAIBA MAIS

- Antropófago: Que come carne humana. Indivíduo que come carne humana; canibal.

- Esotérico: Ligado ao ocultismo.

- Jadeíta: Pedra Mineral de Jade mais Nefrita, variação verde predominante, mas com partes em branco, pedra para lapidação, coleção ou uso esotérico. Pedra comum.

 

Tancredo Professor . 2017
Anuncie neste site
Twitter