Início > Conteúdos > Lendo
EXPLODE A BOMBA ATÔMICA

Em 6 de dezembro de 1945, o físico nuclear Dr. Philip Morrison descreveu no Congresso Americano os efeitos da bomba atômica sobre as cidades e as populações de Hiroshima e Nagasaki:

Minha missão era visitar as cidades destruídas do Japão, falar com seu povo e ajudar na realização de certos deveres técnicos.

A bomba atômica não é apenas uma nova arma, é uma revolução na guerra. Ela destrói tão rápida e completamente uma área tão grande que a defesa é impossível.

Quando a bomba é detonada no meio de uma cidade, é como se um pequeno sol tivesse sido criado. Forma-se o que chamamos de bola de fogo, que é uma massa quente, brilhante, com uma temperatura de cerca de 100 milhões de graus Farenheit no centro.

Os efeitos desse pequeno sol são terríveis. Em primeiro lugar, há uma súbita expansão que empurra, com terrível violência, o ar que ocupou a área. Este ar, colocado em movimento, move-se como uma onda de choque de uma grande explosão de TNT. Este ar cria enorme pressão, mesmo a grande distância. Atrás da onda de choque, que se propaga rapidamente, vêm fortíssimos ventos que destroem e danificam todas as estruturas.

Toda matéria orgânica foi queimada. À longa distância, as pessoas sofreram queimaduras e incendiaram-se as peças de madeira, cortinas e tudo que fosse inflamável.

No instante da explosão esse pequeno sol emite grande quantidade de radiação. As pessoas que escaparam do impacto e das queimaduras morreram de efeitos posteriores resultantes dos raios tipo raio-X.

É claro que, como a maior parte dos cientistas do projeto, estou completamente convencido de que outra guerra não deve ser permitida. Devem surgir medidas de controle internacional da energia atômica, baseadas em acordos entre as grandes e pequenas potências. Nós temos a chance de construir uma paz efetiva sobre a novidade e o terror da bomba atômica.

Coletânea de documentos para o Ensino Médio. São Paulo. CENP. 1979. P. 95.

 

#SAIBA MAIS

. C = Celsius

. F = Fahrenheit

. C = 5(F - 32)/9

- Trinitrotolueno (TNT) é um explosivo. Na sua forma refinada, é completamente estável, e, ao contrário da nitroglicerina, é relativamente insensível à fricção, impacto ou agitação. Isto significa que é necessário o uso de um detonador para provocar sua explosão. Não reage com os metais nem absorve água, pelo que é muito estável e pode ser armazenado por longos períodos de tempo, ao contrário do dinamite. reage facilmente com os alcalóides, formando compostos instáveis que são muito sensíveis a calor e impactos.

Tancredo Professor . 2017
Anuncie neste site
Twitter