Início > Conteúdos > Lendo
A INFLUÊNCIA ROMANA

Neste texto, o autor mostra a influência romana no mundo moderno vinda através dos tempos.

O Império Romano do Ocidente deixou de existir, mas a influência da antiga Roma ainda se sente fortemente no mundo moderno vinda através dos tempos.
Quando o Cristianismo se tornou a religião oficial de Roma, a Igreja Católica adotou a organização e tradição romanas. Depois da queda de Roma, o poder da Igreja expandiu-se por toda a Europa. Levou-lhe as ideias romanas de ordem e a língua latina. A Igreja salvou muitos livros de escritores romanos. Esses livros ficaram nas bibliotecas dos mosteiros. Quando foram fundadas escolas e faculdades, os alunos aprenderam latim e liam os livros escritos pelos romanos.
As terras que outrora tinham sido províncias romanas tornaram-se reinos independentes.
Os invasores trouxeram as suas línguas, mas o latim não foi esquecido. As línguas dos novos reinos adotaram muitas das palavras do velho mundo romano.
A arquitetura romana foi sempre copiada. Em várias partes do mundo podem ver-se arcos, pontes, aquedutos, túneis e cúpulas que devem muito da sua forma à influência romana.
As cidades do Canadá e dos Estados Unidos são construídas num plano quadriculado como o usado pelos romanos para construir suas cidades.
Também herdamos ideias romanas acerca da sociedade e normas de conduta social. Algumas destas ideias provieram dos gregos.
Os romanos acrescentaram a sua tendência própria para a organização e para a ordem.
Foram os primeiros a difundir as ideias gregas em larga escala.
O sistema de leis e de justiça foi, talvez, o maior legado (herança) ao mundo. As Doze Tábuas e as leis escritas do imperador Justiniano (o Código Justiniano) ainda formam a base das leis ocidentais.

FORMAN, J. Os Romanos. São Paulo, Melhoramentos, s/d, p. 53.

 

#SAIBA MAIS:
-Tradição: conhecimento ou prática resultante de transmissão oral de geração em geração.

Tancredo Professor . 2017
Anuncie neste site
Twitter