Início > Conteúdos > Lendo
A IDADE MÉDIA, SUAS LETRAS, ARTES E CIÊNCIAS

A destruição das bibliotecas pelos bárbaros, o medo de invasões e saques, as dificuldades de comunicação e as constantes lutas entre os senhores feudais contribuíram para criar um ambiente desfavorável ao desenvolvimento das letras, das artes e das ciências na Idade Média.
Os mosteiros eram os únicos lugares onde se conservou a cultura antiga. O paciente trabalho dos monges copistas, que passavam a vida copiando manuscritos antigos, preservou essa cultura.
O homem medieval, de modo geral, não sabia ler nem escrever. Os homens mais instruídos pertenciam à Igreja, que controlava todas as atividades artísticas, literárias e científicas da época.
A maior parte da literatura medieval foi escrita em latim. A partir do século XII começam a ser escritos textos relatando feitos heroicos, guerras e batalhas, Cruzadas e a vida dos cavaleiros medievais. Neste contexto, destaca-se o Ciclo Literário Arturiano, que se refere ao Rei Arthur e os Cavaleiros da Távola Redonda.
A maior figura literária da Idade Média foi Dante Alighieri (1265 – 1321), natural de Florença. Dante escreveu em latim e também em italiano. Sua obra mais importante é a Divina Comédia.
A arte medieval também era essencialmente religiosa. No campo das artes destaca-se a arquitetura, com a construção de igrejas, mosteiros e palácios.
Na arquitetura da Idade Média predominaram dois estilos: o romântico e o gótico.
Na pintura, destacam-se as miniaturas, feitas para ilustrar os manuscritos, os murais e os vitrais.
As ciências não se desenvolveram muito na sociedade medieval ocidental. Quase todos os estudiosos e pensadores deixaram de lado a observação da natureza e a experimentação. Preferiram limitar-se às obras já escritas. Os conhecimentos da Antiguidade continuaram a ser aceitos como verdades infalíveis.
A partir do século XII, com o aumento das atividades comerciais e o crescimento das cidades, os burgueses começaram a sentir necessidade de saber ler e contar. Para atender a essas necessidades, foram criadas as primeiras escolas organizadas. A partir dessas escolas, surgiram no século XIII as universidades.

 

#SAIBA MAIS

 

- Assista o documentário.

 

Tancredo Professor . 2017
Anuncie neste site
Twitter