Início > Conteúdos > Lendo
Grécia: uma lição de política

1. Localização: Península Balcânica. Banhada pelos mares Jônio, Egeu, Mediterrâneo.

2. Características:

. Solo montanhoso e pobre.

. Litoral recortado, com bons portos e diversas ilhas próximas umas das outras. 

3. Povo grego.

. Os gregos se denominavam helenos e chamavam de Hélade a sua região. Os helenos foram formados pelos aqueus, eólios, jônios e dórios.

4. Periodização histórica: A história da Grécia Antiga costuma ser dividida em cinco períodos:

. Micênico (1650 a.C. a 1150 a.C.) - migração e assentamento de povos como os aqueus, que fundaram a cidade de Micenas; edificação de palácios, templos e fortalezas; utilização da escrita.

. Homérico (1150 a.C. a 800 a.C.) - novas populações invadiram a Grécia; destruição do mundo micênico; desaparecimento do uso da escrita; transmissão oral da cultura; formação de novas comunidades.

., Arcaico (800 a.C. a 500 a.C) - formação da pólis; colonização grega de outras regiões, com a fundação de cidades como Bizâncio, Marselha, Siracusa e Nápoles; realização dos primeiros Jogos Olímpicos; introdução do alfabeto fenício adaptado pelos gregos; difusão da escrita fora do círculo dos escribas profissionais.

. Clássico (500 a.C. a 338 a.C.) - consolidação da pólis - cidade-Estado; guerras greco-pérsicas; apogeu de cidades como Atenas (que desenvolveu a democracia) e Esparta (que desenvolveu um governo oligárquico); guerras entre cidades gregas.

. Helenístico (338 a.C. a 146 a.C.) - crise da pólis grega; invasão e domínio da Grécia pelos macedônios; expansão militar e cultural macedônica.

5. Vida política.

. Base: cidade-Estado (pólis).

. Evolução: Monarquia - Oligarquia - Democracia.

6. Bases econômicas.

. As condições do meio físico geográfico (pobre) - agricultura pouco desenvolvida.

. Comércio marítimo e colonização intensa.

. Exportação: azeite, vinho, artigos de cerâmica.

. Importação: cereais, madeira, peles, lãs, metais.

7. Causas da expansão marítima.

. Pobreza do solo, situação geográfica, luta de classes, procura de riquezas, espírito aventureiro.

8. Religião.

. A religião foi um dos principais elementos de vínculo cultural entre os gregos. Entre suas características, podemos citar o politeísmo, isto é, o culto a vários deuses e o antropomorfismo (do grego antropo = homem; morfismo = referente à forma), pois os deuses gregos eram representados com forma e comportamento semelhantes aos dos seres humanos.

Além dos deuses, os gregos também reverenciavam os heróis, que eram semideuses, isto é, filhos de um deus imortal com uma pessoa mortal;

A religião grega não tinha normas (dogmas) estabelecidas em um único livro sagrado. Seus princípios foram transmitidos pela tradição oral.

Havia cultos públicos às divindades, geralmente conduzidos por sacerdotes, nos quais orações e sacrifícios de animais eram elementos importantes para se obter benefícios e protação dos deuses. As famílias gregas também prestavam culto privado aos espíritos dos antepassados.

Os gregos acreditavam que os deuses comunicavam-se com os seres humanos de diversas maneiras, por exemplo, o óraculo,resposta dada por um deus sobre determinada consulta por meio de sacerdotes capazes de transmitir a mensagem.

Tancredo Professor . 2019
Anuncie neste site
Twitter