Início > Conteúdos > Lendo
Nova Ordem Mundial. Globalização.

Após a dissolução da União Soviética, em dezembro de 1991, a Rússia, a principal república soviética, perdeu poder econômico e militar e deixou de ser ator decisivo na geopolítica global. O planeta assistiu, então, ao surgimento de uma nova ordem mundial, marcada pela supremacia de uma única superpotência - os Estados Unidos (EUA) - e pela consolidação do capitalismo como sistema econômico dominante.

 

Como única potência hegemônica, os EUA se empenharam em disseminar seu modelo político e econômico, contribuindo para a expansão da globalização da economia mundial e do neoliberalismo.

Globalização é a crescente interdependência entre mercados, governos e movimentos sociais que caracteriza o atual período da vida econômica mundial. Sua origem está na expansão marítimo-comercial, a partir do século XV, que criou uma rede intercontinental de comércio, mas o termo é aplicado especificamente para definir a situação da economia global a partir dos anos 1990, quando a revolução tecnológica nas telecomunicações - sobretudo o avento da internert - potencializou a troca de informações entre as nações e a circulação do capital. A redução de barreiras comerciais, a assinatura de acordos de comércio e o crescente poder das multinacionais, com ramificações em dezenas de nações, também moldam a globalização.

Tancredo Professor . 2019
Anuncie neste site
Twitter