Entre os retratos de Shakespeare que não suscitam dúvidas sobre a autenticidade, o mais interessante é este, que pertenceu ao duque de Buckingham e Chandos.
Segundo a tradição, foi pintado por Richard Burbage, ator principal da companhia de Shakespeare. Com um brinco de ouro e uma veste simples, o dramaturgo é representado menos como figura literária do que como ator e diretor de palco admirado por seus contemporâneos (National Portrait Gallery, Londres).
William Shakespeare (1564-1616), dramaturgo e poeta inglês. Suas obras, traduzidas e apresentadas em todas as partes do mundo, tornaram-no o mais célebre dos escritores ingleses. Sabe-se que já trabalhava no teatro londrino em torno de 1592, porém nada se conhece a respeito de sua educação ou profissão anteriores. Como ator e autor, trabalhou para a Companhia de Lord Chamberlain (conhecida, a partir de 1603, como Companhia Real), o grupo mais importante a ocupar, desde 1599, o Globe Theatre, do qual era sócio. Shakespeare é autor (ou co-autor) de 38 peças conhecidas, que dividem sua carreira em aproximadamente quatro períodos.
A consagração de Shakespeare deve-se a seus notáveis e complexos personagens, à dinâmica de suas peças, obtida através da alternância de cenas curtas e rápidas, e, acima de tudo, à sutil e extraordinária riqueza de seus versos brancos, que apresentam metáforas profundas e retórica elaborada.
William Shakespeare