Início > Conteúdos > Lendo
O ESCRIBA

RECOMENDAÇÕES DO VELHO ESCRIBA

Já pensaste na vida do camponês que cultiva a terra?

O cobrador de impostos fica no cais ocupado em receber os dízimos das colheitas. Está acompanhado de agentes armados de bastões [...]. Todos gritam: Vamos, aos grãos! Se o camponês não os possui, eles o atiram ao solo. Amarrado, arrastado para o canal é jogado de cabeça.

O entalhador de pedra permanece agachado desde o nascer do sol, seus joelhos e sua espinha dorsal estão alquebrados. O pedreiro, fica sobre as vigas dos andaimes, exposto a todos os ventos, [...]; seus braços se gastam nos trabalhos, suas roupas ficam em desordem, ele só se lava uma vez por dia.

[...] Conto-te a respeito do oficial de infantaria. Ainda pequeno, é levado e encerrado na caserna. Agora, queres que te conte suas expedições em países longínquos? Carrega seus víveres e água nas costas como um burro de carga; suas costas estão feridas. Bebe água podre. Deve montar guarda sem cessar. [...] Regressa ao Egito? Não é mais que um velho pedaço de madeira roído de vermes.

Só violência por toda parte! Por isso, consagra teu coração às letras. Contempla os trabalhos manuais e em verdade, nada existe acima das letras. Ama a literatura, tua mãe. Faze entrar suas belezas, em tua cabeça. Ela é mais importante do que todos os ofícios. Aquele que, desde a infância, se dispõe a tirar proveito dela, será venerado.

Coletânea de documentos históricos para o 1º grau - 5ª a 8ª série. São Paulo: SE/CENP, 1985. p. 52.

 

#SAIBA MAIS

- Entre os altos funcionários estavam também os escribas que, para exercer sua profissão, estudavam desde os 5 anos em escolas especiais. Com conhecimento de cálculo, leitura e escrita, eles controlavam toda a vida econômica do Egito: as áreas cultivadas, os rebanhos, o volume da colheita, os impostos arrecadados etc. Os escribas trabalhavam para o Estado, para os templos e para o Exército.

- Caserna: quartel.

- Dízimo: imposto de 10% sobre toda a produção.

Tancredo Professor . 2017
Anuncie neste site
Twitter