Início > Conteúdos > Lendo
PIRÂMIDES

PIRÂMIDES: TÚMULOS DE FARAÓS!

Atualmente, os milhares de turistas que viajam para o Egito todos os anos quase sempre começam a visita à terra dos faraós por Cairo, capital do país. Um dos primeiros pontos a ser visitado é, geralmente, o conjunto arquitetônico de Gizé, uma das sete maravilhas do mundo antigo. (O conjunto fica a cerca de 20 km do centro da capital).

Quéops, a mais alta e volumosa das pirâmides, tinha, ao ser construída, 146 metros de altura, o equivalente a um prédio de 48 andares. A pirâmide de tamanho médio é Quéfren, e a menor, Miquerinos.

Para construir Quéops, foram utilizados 2 milhões e 300 mil blocos de pedra, cortados com tal precisão ao ponto de se encaixarem uns nos outros sem uso de argamassa, não havendo espaço entre eles nem para uma folha de papel. Estudos recentes afirmam que a construção da pirâmide de Quéops exigiu o trabalho de mais de 80 mil trabalhadores durante 20 longos anos. Cerca de 10 mil desses trabalhadores eram fixos e 70 mil temporários, utilizados como mão de obra barata ou gratuita durante as cheias do Rio Nilo.

Inicialmente os trabalhadores extraíam das pedreiras os imensos blocos de pedra e os conduziam até as margens do Nilo; depois, em barcos graciosos, os blocos eram levados até o local da construção das pirâmides; daí eram colocados sobre suportes e amarrados; depois, com o uso de cordas e rampas, eram arrastados por centenas de homens até o seu devido lugar.

Pode-se dizer, portanto, que as pirâmides são resultado de um esforço organizado de milhares de trabalhadores durante um longo tempo. São também os documentos mais visíveis do imenso poder do faraó na sociedade egípcia.

Tancredo Professor . 2017
Anuncie neste site
Twitter