Início > Conteúdos > Lendo
O TRABALHO DO HISTORIADOR

O trabalho do historiador é interpretar, por meio de pésquisas, o passado humano. Nessa investigação, ele utiliza a metodologia científica para analisar os vestígios deixados pelas sociedades, chamados de fontes ou documentos.

Durante muito tempo, a História foi estudada apenas com base nas realizações das pessoas mais poderosas e sob o prisma político. A partir do século XX, os historiadores marxistas começaram a estudar também as questões econômicas. Os pesquisadores da Escola dos Annales, por sua vez, pensaram o tempo de forma diferente, assinalando que há mudanças de breve, média e longa durações. Outro campo de investigação da História, conhecido como História das Mentalidades, estuda a influência das ideias nas sociedades. A tendência mais recente, porém, tem sido a de abordar a História por meio da cultura. Essa abordagem une a metodologia marxista à dos Annales e tem por objetivo a valorização de diferentes vozes e do papel dos indivíduos como sujeitos da História.

 

AS FONTES DA HISTÓRIA

Atualmente , muitos registros de ações e pensamentos humanos são utilizados para investigar o passado:

. fontes escritas: cartas, registros de nascimento, casamento e morte, livros, jornais.

. fontes materiais: objetos, construções, monumentos, meios de transporte.

. fontes iconográficas: desenhos, pinturas, esculturas, fotografias.

. fontes orais: cantos, lendas, entrevistas.

 

#SAIBA MAIS

- O Homo sapiens: Há cerca de 120 mil anos, nasceu na África o Homo sapiens moderno. Era nômade, vivia da caça e da coleta de frutos e migrou para outros continentes. No período Paleolítico, fez os primeiros machados e outros objetos de pedra lascada. Há cerca de 40 mil anos, começou a fazer pinturas em cavernas e em rochas a céu aberto - pintura rupestre.

 

PINTURA RUPESTRE

Tancredo Professor . 2017
Anuncie neste site
Twitter