Início > Conteúdos > Lendo
CIVILIZAÇÕES PRÉ-COLOMBIANAS

IMPÉRIOS DO NOVO MUNDO

 

Os incas, os maias e os astecas foram civilizações que dominaram boa parte das Américas antes da chegada dos europeus ao continente, sucedendo os olmecas, que se instalaram na região em 1200 a.C. Sua forma de organização era muito semelhante à das primeiras civilizações do Oriente, apesar da grande distância entre elas no tempo e no espaço. Possuíam um Estado centralizado teocrático, conheciam a escrita, a sociedade era rigidamente hierarquizada, a propriedade da terra era estatal e exploravam os camponeses por meio do trabalho coercivo.

 

MAIAS

A civilização maia foi a primeira a se consolidar como império, atingindo o auge no fim do século IX - época em que o território maia se estendia do sul do México à Guatemala. Arqueólogos especulam que guerras ou o esgotamento das terras cultiváveis levaram a civilização a um rápido declínio a partir do ano 900. No início do século XVI, quando os espanhóis desbravaram a América, os maias encontrados eram simples agricultores. Apesar de não haver números confiáveis acerca do tamanho do império, existem atualmente cerca de 4 milhões de descendentes de maias, o que dá uma ideia da grandiosidade da sua população.

- PRINCIPAIS REALIZAÇÕES: Os maias já entendiam o conceito do número zero - que só posteriormente seria bem compreendido pelos europeus. Também se cercaram de obras arquitetônicas tão grandiosas quanto as egípcias e as romanas. A cidade de Teotihuacán, com um complexo de 600 pirâmides, embora tenha sido construída por uma civilização anterior, foi ocupada pelos maias. Em Tikal, havia um templo com 70 metros de altura, o maior edifício erguido na América antiga.

 

ASTECAS

Já os astecas estavam no auge nesse período. A civilização deles surgiu mais ao norte do México. Enquanto seus "vizinhos" maias entravam em decadência, os astecas começaram a crescer por volta do século XII. Formando alianças com Estados vizinhos, montaram um grande império que ainda estava se expandindo quando ocorreu o contato com os espanhóis, em 1519. Em apenas dois anos, os invasores do Velho Mundo dominaram o mais importante centro asteca: Tenochtitlán, a atual Cidade do México, que tinha mais de 140 mil habitantes e foi a maior cidade das antigas civilizações da América.

- PRINCIPAIS REALIZAÇÕES: Tinham um calendário com cálculo preciso do ano solar (com 365 dias). O planejamento urbano era impecável. Suas obras públicas incluíam quilômetros de estradas e aquedutos. A capital Tenochtitlán foi erguida em área pantanosa, cuidadosamente drenada e aterrada para comportar cerca de 100 pirâmides e torres.

 

INCAS

Na América do Sul, os incas viveriam uma história semelhante. Até o século XIV, eram só mais uma tribo indígena espalhada pela cordilheira dos Andes. Mas, a partir do século XV, expandiram-se ao atacar vilas vizinhas, construindo um império com 12 milhões de pessoas. Quando os espanhóis chegaram, os incas já dominavam grande área do norte do Equador à região central do Chile. Cuzco, a capital do império, e Machu Picchu eram as principais cidades. Epidemias e lutas pela sucessão imperial deixaram a civilização enfraquecida para enfrentar os conquistadores europeus. Assim como fizeram com os astecas, os espanhóis derrotaram rapidamente o império inca, entre 1532 e 1535.

- PRINCIPAIS REALIZAÇÕES: Possuíam conhecimentos astronômicos avançados e eram capazes de aplicar conceitos de matemática e geometria em suas edificações.

Construíram um incrível complexo de estradas ligando todo o império. O sistema tinha duas vias principais no sentido norte-sul: uma, com cerca de 3,6 km, corria ao longo da costa do Pacífico e a outra, com quase a mesma extensão, seguia pelos Andes.

 

#SAIBA MAIS

- Coercivo: Capaz de exercer coerção; que reprime. Que impõe pena.

- Coerção: Ato de obrigar alguém a fazer algo; coação, repressão.

- Coercitivo: O mesmo que coagido, obrigado. Forçado, obrigado a fazer. 

Tancredo Professor . 2017
Anuncie neste site
Twitter